Atenção: este texto contém spoilers da segunda temporada de The Mandalorian.
The Mandalorian, o mais novo capítulo da franquia Star Wars, chegou ao fim de sua segunda temporada com uma grande surpresa para os fãs de longa data. Depois de um ano repleto de rostos bem conhecidos na galáxia — Boba Fett, Bo-Katan, Ahsoka Tano — foi a vez do retorno do Jedi, Luke Skywalker.
No episódio final, Capítulo XVI: O Resgate, disponível na Disney+ desde a madrugada desta sexta-feira (18), Luke está de volta para salvar o dia (e Baby Yoda). Antes disso, Mando (Pedro Pascal) recrutou toda sua equipe para resgatar Grogu das garras de Moff Gideon (Giancarlo Esposito) e dos resquícios do Império.
Tomar o cruzador acaba se mostrando uma tarefa simples para a trupe do mandaloriano (criando até um impasse entre Mando e Bo-Katan sobre o Darksaber). Ou ao menos é o que parece, até uma tropa de Dark Troopers entrar na jogada. É para salvar a Criança desses dróides implacáveis que Luke retorna às telas.
Nas redes sociais, não faltaram comentários emocionados sobre o retorno do herói da trilogia original. Jon Favrreau, criador da série, ainda escalou o próprio Mark Hamill para dar vida ao personagem, mais uma vez. Ele foi digitalmente rejuvenescido, uma vez que a trama se desenrola apenas alguns anos depois do episódio VI, lançado em 1983.
A cena ainda foi comparada a de O Retorno do Jedi, em que Luke confronta Darth Vader em busca de algum resquício de Anakin; e ao final de Rogue One, filme em que Vader aparece apenas na cena final, para capturar a Princesa Leia. A diferença, é claro, é que pai e filho estão em lados diferentes da Força.
O próprio Hamill brincou sobre sua participação especial em um comentário no Twitter. "Assistindo alguma coisa boa na televisão recentemente?", questionou o ator em seu perfil oficial.
Mandalorian deve retornar para uma terceira temporada em 2021. Uma cena pós-crédito (honrando as raízes de Favreau na Marvel) ainda deixou claro que o universo de Mando será expandido, com um spin-off de Boba Fett em produção. O futuro de Baby Yoda (agora chamado, oficialmente, Grogu) ainda não está claro, já que ele seguiu com o Jedi.