Os amantes do universo Disney estão com a agenda repleta de eventos até 2023. Na última quinta-feira (1o), a companhia anunciou dezenas de novidades, tanto de filmes como séries, para os cinemas e o streaming.
Com o sucesso do seriado derivado The Mandalorian e os longas da franquia nos cinemas, Star Wars seguirá sendo um dos carros-chefes da Disney. Além disso, o universo Marvel também é prioridade com novos filmes para as telonas e séries diretamente para o Disney+.
Para dar conta de um calendário movimentado, a empresa também anunciou o lançamento de uma nova plataforma de streaming, a Star+. Voltada ao mercado internacional, a iniciativa será uma opção com conteúdos "mais adultos" frente ao catálogo da Disney+, visto como uma opção "mais familiar".
Abaixo, GZH elenca as produções anunciadas assim como as datas previstas de estreia:
Star Wars
Nos cinemas, a franquia ganhará um novo filme chamado Rogue Squadron, com lançamento previsto para o final de 2023. A expectativa é que o longa tenha ainda mais ação, já que ele terá direção de Patty Jenkins, diretora de Mulher-Maravilha (2017). A presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, adiantou inclusive que a história se passa no "futuro da galáxia" e apresentará "uma nova geração de pilotos espaciais, que arriscarão suas vidas".
Além disso, estão previstas 10 novas séries derivadas do universo criado por George Lucas com lançamento entre 2021 e 2023. Com produção de Jon Favreau e Dave Filoni, as maiores apostas para o Disney+ são de Rangers of the New Republic e Ahsoka, e estão sendo considerados como spin-offs de The Mandalorian. Como o título adianta, Ahsoka irá focar no personagem homônimo que surgiu na animação The Clone Wars.
O criador de Dear White People, Justin Simien, ficará responsável por outra série derivada do universo Star Wars, Lando. Assim como Ahsoka, esta produção vai focar em um personagem específico, Lando Calrissian, da trilogia original.
Mais uma novidade quente é o seriado Andor, que trará o ator Diego Luna de volta ao papel homônimo vivido por ele no filme Rogue One: Uma História Star Wars (2016). O enredo deve retratar o agente nos primeiros dias da rebelião.
Outros dois títulos anunciados estão sendo considerados como aposta: The Alcolyte, série que terá produção da vencedora do Emmy Leslye Headland, deve se passar nos dias finais da High Republic Era; e Star Wars Visions, que será o primeiro anime da franquia.
Marvel
O chamado Universo Cinematográfico Marvel (UCM) também terá 10 novas séries nos próximos três anos. Uma das primeiras produções a chegar ao catálogo do Disney+ é WandaVision, com lançamento marcado para o dia 15 de janeiro.
A série Loki também ganhou um novo trailer, com história que acompanhará os eventos após Vingadores: Ultimato. Com lançamento previsto para maio do ano que vem, o presidente da Marvel brincou com o trailer dizendo que se as pessoas ficaram confusas, não é preciso se preocupar porque "Loki também está".
A série Falcão e o Soldado Invernal também ganhou um clipe inédito no evento, mostrando novos embates entre os dois personagens.
Outro seriado que cativou o público quando anunciado foi What If...?, que deve explorar cenários hipotéticos dentro do Universo Marvel. Até o momento, no entanto, não está claro quantos heróis devem estar envolvidos na trama.
Ainda no Disney+, Miss Marvel, uma das heroínas mais populares das HQs nos últimos anos, deve finalmente ganhar uma série na plataforma, ainda sem data prevista. Outros materiais inéditos previstos são Ironheart, seriado sobre uma inventora da armadura tecnológica do Homem de Ferro, e She Hulk!, com Tatiana Maslany (de Orphan Black) vivendo uma versão feminina do personagem. Esta última série também terá Tim Roth retornando ao papel do vilão Abominável e uma aparição de Mark Ruffalo, intérprete de Hulk nos filmes dos Vingadores.
Outro renomado ator a voltar a produções Marvel é Samuel L Jackson. Ele interpretará novamente o agente Nick Fury na franquia em Secret Invasion.
Em relação aos filmes, a Marvel está apostando alto no novo Quarteto Fantástico, assim como Thor: Love and Thunder, que terá Christian Bale como vilão. Feige também anunciou que o filme Viúva Negra, estrelado por Scarlett Johansson e que teve o lançamento adiado diversas vezes, estará nos cinemas em maio do ano que vem. Já a sequência de Capitã Marvel, vivida por Brie Larson, será lançada apenas em novembro de 2022.
Para fechar o UCM, a Disney prevê um especial de fim de ano, em dezembro de 2022, de Os Guardiões da Galáxia. A franquia ganhará um terceiro filme em 2023. Groot, um dos guardiões mais amados da trupe, também terá sua própria série animada, chamada I Am Groot!, no Disney+.
Pixar
Em junho de 2022, os cinemas vão receber a estreia de Lightyear, que vai contar a origem de Buzz, um dos personagens da franquia Toy Story. O personagem será dublado por Chris Evans na versão original.
O próximo filme da Pixar será Luca, também com lançamento previsto para junho do ano que vem. A trama mostra a amizade entre Luca e Alberto, seu melhor amigo, durante um verão inesquecível.
Em 2023, a primeira série original da Pixar será Win or lose e outros projetos consagrados vão ganhar spin-offs: Carros e Up: Altas aventuras terão séries derivadas no Disney+.