Um reality que escolheria o melhor carpinteiro do Reino Unido foi cancelado antes de seu lançamento, previsto para esta quinta-feira (22). O motivo foi uma polêmica envolvendo a atração: um dos participantes foi acusado de ter tatuagens fazendo apologia ao nazismo.
Darren Lumsden, que tem o rosto todo tatuado, apareceu em um trailer do programa divulgado no Twitter pelo canal Sky History. "Conheça o Lenhador, o cara-com-todas-as-tatuagens ou Darren, como gostamos de chamá-lo", dizia a legenda do post, que já foi deletado pela produção. As informações são do Uol.
Pelas imagens, primeiro o público identificou o número "88" tatuado na bochecha do participante. Seria uma referência à saudação nazista "Heil Hitler" (as iniciais "H" representam a oitava letra do alfabeto) e a um trecho de 88 palavras do livro Minha Luta, escrito por Adolf Hitler.
Lumsden e o canal explicaram que o número se refere ao ano de 1988, quando o pai do participante morreu. Mas logo o público identificou outras marcas suspeitas. Entre elas, os números 23 e 16, supostamente representando o equivalente numérico do "poder branco" (a 23ª letra do alfabeto é "W" e a 16ª, "P", iniciais de "white power").
Ainda foi encontrada a inscrição do número 14, referência às "14 palavras" de um slogan supremacista branco, e de uma runa sig — a imagem que se parece com um raio era usada durante o regime nazista e, posteriormente, por seus seguidores.
Embora o participante e a produção continuassem negando as referências, o autor do livro How to Argue with a Racist (como discutir com um racista, na tradução literal), Adam Rutherford, também detectou outras evidências entre os símbolos tatuados em Lumsden.
A produção do Sky History cancelou o lançamento e excluiu os vídeos de divulgação do participante das redes sociais. Agora, a atração investiga o caso para tentar retomar o projeto.