Explode Coração foi a primeira novela de Gloria Perez a retratar o choque de culturas e crenças, assunto que, nos anos seguintes, delineou suas histórias em folhetins de sucesso como O Clone (2002), Caminho das Índias (2009) e Salve Jorge (2012).
A trama de 1995, primeira a ser gravada no recém-inaugurado Projac, foi considerada futurista para a época - ou até assustadora. Sua abertura, ao estilo Black Mirror, já trazia avanços tecnológicos como telas touch screen e projeções digitais em 3D, em uma época em que a internet como conhecemos hoje nem existia.
Com a disponibilização de todos os capítulos da novela no catálogo do Globoplay nesta semana, espectadores de agora, já acostumados com toda essa tecnologia, podem acompanhar como era lidar com o chamado BBS, considerado os primórdios da internet, que permitia a troca de mensagens entre pessoas de todo mundo. Pelo computador, a cigana Dara (Tereza Seiblitz) se apaixona pelo empresário Júlio Falcão (Edson Celulari). Porém, já estava prometida para casamento com o cigano Igor (Ricardo Macchi), após um acordo feito pelas famílias.
Se, desde Explode Coração, a internet e as tecnologias evoluíram muito, como será que estão os atores do elenco principal 25 anos depois da exibição da novela? Confira abaixo:
Tereza Seiblitz (Dara)
A atriz interpretou a cigana Dara, protagonista da trama, que tinha seu amor disputado entre o cigano Igor e o empresário Júlio Falcão. Após o trabalho em Explode Coração, Tereza Seiblitz viajou pelo mundo: morou na França e na África. No retorno ao Brasil, chegou a fazer outros papéis em novelas, como em Malhação (2002), e participou de projetos no teatro e no cinema. Na última década, dedicou-se aos estudos de Letras e Literatura. Ela tem 55 anos.
Edson Celulari (Júlio Falcão)
Celulari, hoje com 62 anos, viveu o empresário Júlio Falcão, casado com Vera (Maria Luísa Mendonça). Apaixona-se por Dara após manter um relacionamento pela internet com a cigana. Depois de Explode Coração, emplacou papéis em novelas de sucesso, como Torre de Babel (1998), América (2005) e A Força do Querer (2017). O último trabalho do ator na TV foi na novela O Tempo Não Para (2018).
Ricardo Macchi (Igor)
Explode Coração marcou a estreia do ator na TV. Na trama, o gaúcho viveu o cigano Igor, prometido para Dara desde criança. O ator estampou capas de revista durante a exibição do folhetim e participou de outros depois, como Por Amor (1997) e Malhação (1998). Na última década, ele se candidatou à deputado federal nas eleições de 2014, mas não se elegeu. Aos 50 anos, atualmente é diretor artístico de um canal com sinal aberto em São Paulo.
Paulo José (Jairo)
O ator deu vida ao pai de Dara e lanca (Leandra Leal), marido de Lola (Eliane Giardini). Paulo José foi diagnosticado com Parkinson em 1992 e convive com a doença desde então. Aos 83 anos, está afastado da TV desde 2014, quando fez uma participação na novela Em Família.
Maria Luísa Mendonça (Vera)
Esposa de Júlio Falcão, Dara viveu em função da carreira política do marido e se ressentia com os constantes romances que ele mantinha. Maria Luísa Mendonça emplacou outros papéis em novelas e séries após Explode Coração, além de investir no cinema brasileiro: fez parte do elenco de sucessos como Carandiru (2003) e A Mulher Invisível (2009). Na TV, sua última participação foi na novela Segundo Sol (2018).
Ester Góes (Luzia)
Ester Góes deu vida à esposa de Pepe (Stenio Garcia) e mãe de Igor. Desde então, seguiu atuando na TV em outras emissoras e também em filmes e peças de teatro, onde também dirigiu. Hoje, aos 74 anos, a atriz pode ser vista na série brasileira Coisa Mais Linda, da Netflix, onde interpreta a megera Eleonora Soares.
Isadora Ribeiro (Odaísa)
Conhecida no final dos anos 1980 por ser a garota que aparece nua na vinheta de Tieta (1989) e saindo da água na clássica abertura do Fantástico, Isadora Ribeiro interpretou Odaísa em Explode Coração. Com o desaparecimento do seu filho pequeno, a personagem levou o assunto para a novela, gerando repercussões para além da dramaturgia. Aos 55 anos, ela faz conteúdos de moda e saúde para redes sociais, além de aproveitar o período de isolamento social para oferecer serviços de presença virtual em eventos, aniversários, reuniões e campanhas digitais, entre outros.
Floriano Peixoto (Sarita Vitti)
Na novela, o ator viveu a travesti Sarita, marcando sua estreia na TV. Após ficar 13 anos longe da emissora, Floriano entrou para o elenco da série Todas as Mulheres do Mundo, lançada recentemente no Globoplay. Ele tem 60 anos.
Felipe Folgosi (Vladimir)
Galã na época de Explode Coração, o ator interpretou Vladimir, cigano apaixonado por Ianca (Leandra Leal). Após outros trabalhos na TV, Felipe Folgosi, agora com 46 anos, dedica-se às histórias em quadrinhos como escritor. Seu primeiro trabalho na nova área foi em 2015, com a HQ de ficção científica Aurora. Também se prepara para lançar um novo trabalho, Knock Me Out, ainda neste ano.