Uma imersão da dramaturga Gloria Perez no BBS (o primórdio da internet, que permitia a troca de mensagens entre pessoas de todo o mundo) impulsionou a trama de Explode Coração, folhetim está sendo liberado hoje, na íntegra, na plataforma de streaming Globoplay.
Por sua relação com a web, a trama de 1995 é lembrada até hoje pelos noveleiros. Na história, as famílias de ciganos Sbano e Nicolich fizeram um contrato de casamento para seus filhos Dara (Tereza Seiblitz) e Igor (Ricardo Macchi) quando ainda eram crianças. Porém, com a proximidade da maioridade, Dara busca sua independência fazendo curso pré-vestibular em segredo e interage com o empresário Júlio Falcão (Edson Celulari) pelo computador. Eles se envolvem virtualmente e, ao se conhecerem, acabam se apaixonando.
– Eu diria que foi a primeira novela interativa. Era uma versão nova do velho amor por correspondência. Isso me fascinou. Comecei a conversar com aquelas pessoas, a ouvir suas histórias, a imaginar como seria o mundo quando aquela inovação se popularizasse – lembra Gloria Perez, em material disponibilizado pela Globo.
Moderna
Para Edson Celulari, Explode Coração conseguiu se manter atual porque o homem e seus anseios de vida não mudaram tanto de lá para cá. O ator reflete:
– Acho que a liberdade de escolha, o impulso de querer conhecimento e o desejo pela independência sempre serão universais.
Como a informática era algo muito novo para a própria equipe, houve um cuidado redobrado para tudo ser verossímil.
– Lembro que, nas gravações, a gente tinha muito cuidado para toda aquela comunicação online parecer real, mas não era uma coisa simples. Gastamos certo tempo, principalmente no início, até criarmos uma linguagem – recorda Celulari.
O relançamento do folhetim integra o projeto do Globoplay de recuperar antigas novelas, a cada 15 dias. A próxima será Estrela-Guia (2001), no dia 6 de julho.
Tensão em família
A Tela Quente desta segunda, às 22h30min, na RBS TV, exibe Braven - Perigo na Montanha, com Jason Momoa (conhecido por sua atuação como o Aquaman). No longa, ele vive o lenhador Joe, que viaja até sua cabana nas montanhas para passar um final de semana com o pai. A filha de Joe, Charlotte (Sasha Rossof), viajou escondida na caminhonete e um grupo de traficantes escondeu uma bolsa com heroína na casa. Joe terá de fazer de tudo para proteger a família.
Uma noite com a “Adele gaúcha”
A cantora Stephanie Lii, natural de Novo Hamburgo, conhecida como a “Adele gaúcha”, faz uma apresentação hoje, às 20h, em seu canal no YouTube.
O show Hello Adele Tribute já rodou o Brasil, apresentando um repertório da cantora britânica composto pelas faixas do DVD Live at The Royal Albert Hall (2011) e do terceiro disco de Adele, 25 (2015). Stephanie deve ainda presentear o seu público, na live, com mais canções além das que foram apresentadas no espetáculo original.