Cultura e Lazer

Viagem no tempo
Notícia

Estande na 4ª Festa das Colheitas, em Caxias do Sul, oferece imersão na saga dos italianos que deixaram sua pátria rumo à América

Trabalho pode ser conferido no espaço do Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre e Consulado Honorário Italiano de Caxias do Sul

Neimar De Cesero / Agencia RBS
Entrada do estande exibe uma fotografia do porto de Gênova, na Itália, no final do século 19. Imagem pertence ao acervo da Biblioteca do Congresso dos EUA

Pensado como um presente do Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre e do Consulado Honorário Italiano de Caxias do Sul para a comunidade que celebra os 150 anos da imigração italiana no Estado, o estande das entidades na 4ª Festa das Colheitas de Caxias do Sul oferece uma experiência imersiva que leva o visitante à Itália do final do século 19. Mais especificamente ao momento da partida do porto de Gênova rumo ao continente desconhecido da América. 

— O principal desafio foi justamente mostrar a emigração, a saída do italiano do continente europeu para a América. Esse foi o detalhamento que o Consulado pediu pra gente. Trabalhar a última visão que eles tiveram da sua pátria, a vida dentro dos navios, as dificuldades que eles passavam na Itália naquela época e que motivou a saída deles do país naquele momento — destaca o jornalista e cineasta Lissandro Stallivieri, da produtora Spaghetti Filmes. 

Neimar De Cesero / Agencia RBS
Parte da experiência envolve trechos de depoimentos em vídeo de pesquisadoras caxienses e também de reportagem produzida pela emissora de televisão italiana RAI sobre a imigração italiana na América

A experiência multimídia inclui fotografias que retratam a partida dos imigrantes, impressas em grandes tamanhos para ocupar paredes inteiras do estande. Algumas delas foram buscadas em livros sobre a inspiração e tiveram de ser meticulosamente tratadas pela fotógrafa Janete Kriger. 

O visitante também pode assistir a fragmentos em vídeo de depoimentos das historiadoras Vania Herédia e Loraine Slomp Giron para o documentário "A Montanha do Sonho Imigrante" (de 2005), onde dão o contexto da epopeia dos italianos. Também em vídeo, há uma montagem com filmes antigos, das décadas de 1920 e 1930, em que alguns dos primeiros cineastas europeus trataram da imigração dos italianos para a América.

Cronologicamente, o visitante "desembarca" contemplando o mural "Do Itálico Berço à Nova Pátria Brasileira", de Aldo Locatelli, cedido pela prefeitura de Caxias do Sul. Um dos coordenadores da pesquisa, o documentarista Juliano Barasuol Flores conta que a principal inspiração para a elaboração do trabalho foram suas próprias memórias de menino que ia à Festa da Uva e saía encantado com a criatividade dos estandes.

Neimar De Cesero / Agencia RBS
Karin Grazziotin, Juliano Flores, Janete Kriger e Lissandro Stallivieri: parte da equipe envolvida na concepção do estande temático

— Principalmente no final dos anos 1970 e início dos anos 1980 a Festa da Uva tinha muito forte essa questão dos estandes que iam além dessa parte mais comercial. Lembro de entrar no estande da loja Alfred que simulava neve para apresentar os seus lançamentos de inverno, e aquilo era muito bacana. A gente então quis resgatar essa importância dos estandes dentro das feiras — comenta.

A assessora consular Karin Grazziotin ressalta que a sinergia entre os envolvidos foi fundamental para chegar a um resultado que agradou a todos, mas que está recebendo a também a aprovação mais importante, que é a do público:

Neimar De Cesero / Agencia RBS
Totem interativo permite buscar informações sobre famílias que deixaram a Itália para buscar nova vida no Brasil

— Nossa intenção foi proporcionar a experiência mais interativa possível, para que o visitante pudesse se sentir parte dessa comemoração pelos 150 anos da imigração italiana. Reunimos um grupo fantástico de profissionais de diferentes áreas, mas quem está gerando o resultado são as pessoas que estão passando por aqui, se encantando com o nosso estande, que ficou muito representativo e fidedigno à história.

PROGRAME-SE

A Festa das Colheitas 2025 segue até 23 de março, nas sextas-feiras, sábados e domingos. Nesta edição conta com 46 famílias de agroindústrias familiares, 85 expositores e 20 pontos de gastronomia, além de vinícolas e diversas atrações artísticas e culturais.

A entrada é gratuita, com a sugestão de doação de 1 kg de alimento não perecível para o Banco de Alimentos de Caxias do Sul. O estacionamento tem custo de R$ 20.


GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Show dos Esportes

20:00 - 22:00