Nolite te bastardes carborundorum (“Não deixe que os bastardos te reduzam a cinzas”). O título do quarto episódio da primeira temporada de The Handmaid’s Tale (O Conto da Aia) – referente a uma inscrição que a protagonista Offred (Elizabeth Moss) encontra no quarto onde é confinada – faz ainda mais sentido na terceira fase da premiada série, que estreia nesta quinta-feira (28) no Globoplay.
A trama, baseada na obra homônima da canadense Margaret Atwood, se passa em um futuro distópico numa república fundamentalista que emergiu com violência onde antes era os Estados Unidos. Nessa sociedade totalitária, as mulheres ainda férteis são meros objetos de reprodução, sob jugo dos poderosos locais. Na primeira temporada, Offred (June era seu nome antes do golpe que levou os tiranos ao poder) é apresentada como a aia da família do comandante Fred Waterford (Joseph Fiennes). Apesar do cenário desesperançado e da truculência repressora, a protagonista alimenta a esperança de reencontrar sua filha, da qual foi separada nos primeiros capítulos.
No capítulo final da segunda fase, a esposa de Waterford, Joy Serena (Yvonne Strahovski), ajuda na fuga de Emily (Alexis Bledel), uma das aias, para o Canadá, levando o bebê recém-nascido de Offred. Esta optou por seguir presa ao seu senhorio e recuperar a filha desaparecida.
Offred, conhecendo melhor a mecânica dessa sociedade e as possíveis brechas para combatê-la, decide formar um movimento de resistência junto a outras aias.
The Handmaid’s Tale entrou em cena como uma unanimidade de crítica e público. Mesmo que tenha passado a sofrer reparos, por descolar-se da narrativa de Margaret Atwood e se estender além do necessário, a série reforça o alerta para que sua ficção não venha a espelhar cada vez mais situações do mundo real.
Outras atrações desta quinta-feira
Três Verões - Instagram, 18h
A produtora Globo Filmes destaca em seu perfil nas redes sociais o longa-metragem Três Verões, em evento com presença da diretora Sandra Kogut e das atrizes Regina Casé e Jéssica Ellen, ambas do elenco da novela Amor de Mãe.
A trama do filme é contada sob o ponto de vista de Madá (Regina), caseira em um condomínio de luxo à beira-mar que acompanha o desmantelamento de uma família em função dos dramas políticos que abalaram o país durante três anos: 2015, 2016 e 2017.
Exibido em diversos festivais, o longa já rendeu dois prêmios de melhor atriz a Regina Casé: no Festival do Rio e no Antalya Golden Orange Film Festival, na Turquia.
Mistura Fina - Facebook, 18h30min
O show Chanson & Blues, com Luana Pacheco e Luciano Leães, dá continuidade à série de shows virtuais do projeto Mistura Fina - Música para Fugir do Trânsito. O casal propõe uma viagem pelo universo da música, passando por um repertório variado, porém homogêneo, de Louis Armstrong a Edith Piaf, com blues, R&B e jazz.
Cura - YouTube, 19h
A coreógrafa Deborah Colker e o músico Carlinhos Brown participarão de uma live promovida pelo canal Curta!. A dupla falará sobre um espetáculo no qual está trabalhando, chamado Cura. A inspiração foi a luta do neto da coreógrafa contra uma incurável doença de pele.
Luiza Barbosa - Instagram, 19h
A cantora Tatiéli Bueno recebe a jovem Luiza Barbosa, gaúcha de 14 anos que foi finalista do The Voice Kids Brasil 2019. Recentemente, a artista lançou seu primeiro single autoral, O que Eu Quiser.