Um presidente, um campeão da Copa do Mundo... Ao longo de seus 30 anos no ar, completados nesta terça-feira (17), as previsões futuristas de Os Simpsons ganharam destaque pelo acerto dos visionários palpites.
No ano passado, por exemplo, os Estados Unidos conquistaram uma medalha de ouro inédita na final do curling masculino durante a Olimpíada de Inverno. Mas a vitória do time americano sobre a Suécia não era novidade para Os Simpsons, que previram até o adversário da disputa em episódio da 21ª temporada, exibido em 2010.
Confira abaixo outras 10 vezes em que a realidade imitou a ficção conforme prevista em Os Simpsons:
A vitória de Donald Trump nas urnas americanas foi "anunciada" pelos Simpsons 19 anos atrás. Em março de 2000, um ano após o bilionário manifestar pela primeira vez o desejo de concorrer à presidência, foi ao ar o episódio Bart to The Future, em que uma Lisa Simpson adulta assume a presidência do país no ano de 2030, herdando uma enorme dívida contraída por Trump no mandato anterior.
Nem o fatídico 7 a 1 ficou de fora. No episódio You Don't Have to Live Like a Referee, exibido em março de 2014, um personagem inspirado em Neymar acaba machucado e sai do jogo – assim como de fato aconteceu com o jogador na partida contra a Colômbia, quando fraturou uma vértebra. Pelo menos na animação o placar é menos cruel: o campeonato termina com a vitória da Alemanha sobre o Brasil por 2 a 0.
Em uma cena do episódio When You Dish Upon a Star, exibido em novembro de 1998, a fachada da 20th Century Fox aparece com um letreiro informando que a empresa era uma divisão da Walt Disney Co. Quase 20 anos depois, a Disney oficializou a incorporação dos estúdios da Fox, passando a ser dona, inclusive, da franquia de animação.
No episódio Politically Inept, with Homer Simpson, exibido em janeiro de 2013, o patriarca da família é contratado como comentarista de um jornal televisivo. Durante uma de suas performances, corre no rodapé da tela a seguinte manchete: "Europa coloca Grécia no eBay". Três anos depois, o país passou por uma das maiores crises financeiras de sua história .
Em um episódio exibido em 2010, o personagem Millhouse apostou em Bengt Holmström como vencedor do Nobel de Economia. Seis anos depois, o economista de fato levou para casa a premiação.
Para os adeptos das conspirações, um episódio exibido em 1997 teria previsto o ataque ao World Trade Center, em Nova York, quatro anos depois. Os favoráveis à teoria acreditam que a capa de uma revista conteria uma mensagem subliminar referente ao atentado: os 9 dólares ao lado das torres gêmeas representaria a fatídica data.
Mais uma para a conta dos "conspiratórios". Alguns fãs acreditam que um episódio exibido em 1997 teria previsto o surto de ebola que atingiu a África Ocidental no final de 2013. Na animação, Marge lê para Bart, que está doente, um livro chamado "George, o Curioso, e o Vírus Ebola".
Em Simpsons – O Filme (2007), Marge e os filhos são localizados após a Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA) escutar conversas telefônicas da família. Seis anos depois, Edward Snowden, ex-consultor do órgão, vazou dados que revelaram o esquema de espionagem do governo americano.
Em 2017, a cantora e compositora Lady Gaga apresentou uma performance no tradicional show no intervalo do Super Bowl, jogo da liga de futebol americano. No entanto, cinco anos antes, um episódios de Os Simpsons já havia previsto o espetáculo de Gaga, inclusive com adereços semelhantes aos reais usados pela artista.
10. Visita de Trump a Arábia Saudita
Como se não bastasse prever a vitória de Donald Trump nas eleições norte-americanas, no início dos anos 2000. Em 2002, o desenho lançou um episódio de Trump em uma visita ao presidente da Arábia Saudita. Em 2017, o encontro entre os líderes se concretiza.