Nesta semana a Fundação Nobel já divulgou os vencedores de três das áreas homenageadas pelo prêmio internacional em 2016. Os laureados com o Prêmio Nobel são escolhidos anualmente, por comitês suecos e noruegueses, em reconhecimento aos avanços culturais e científicos que suas obras possibilitaram.
O primeiro premiado a ser anunciado, na última segunda-feira, foi o japonês Yoshinori Ohsumi, 71 anos, que levou o prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia por seus estudos sobre autofagia.
Na terça-feira foram divulgados os merecedores do título Nobel de Física: os britânicos David Thouless, Duncan Haldane e Michael Kosterlitz, que trabalham em universidades americanas. O trio conquistou o título devido às pesquisas sobre as fases exóticas da matéria – que podem contribuir para a descoberta de novos materiais utilizados na tecnologia.
O mais recente anúncio, feito na manhã desta quarta-feira, foi o prêmio Nobel de Química, também dedicado a um trio de pesquisadores europeus. O francês Jean-Pierre Sauvage, o britânico Fraser Stoddart e o holandês Bernard Feringa foram laureador pelo desenvolvimento de máquinas moleculares.
Na próxima sexta-feira será divulgado o vencedor do prêmio Nobel da Paz e, na segunda-feira, o merecedor da homenagem na área das Ciências Econômicas. O prêmio Nobel de Literatura deve ser anunciado em 13 de outubro.