O grupo Walt Disney anunciou nesta quinta-feira (14) que comprou a 21st Century Fox por US$ 52,4 bilhões. Agora, a organização passa a ser responsável pelos estúdios de cinema e televisão, redes de entretenimento a cabo e empresas internacionais de TV do magnata Rupert Murdoch.
Segundo a nota da Disney divulgada em seu site oficial, Fox Broadcasting, Fox News, Fox Business, FS1, FS2 e Big Ten Network seguem sob o controle de Murdoch. A Disney também assumirá cerca de US$ 13,7 bilhões de dívidas do grupo no negócio.
Agora, franquias como X-Men, Avatar, Quarteto Fantástico e Deadpool passam para o controle da Disney – boa notícia para os fãs da Marvel, já que o estúdio do Mickey é o responsável pelas produções desse universo. O portfólio da Disney ganha ainda o reforço de produções como Estrelas Além do Tempo, O Grande Hotel Budapeste e A Forma da Água – este último foi indicado ao Globo de Ouro 2018.
As séries da Fox também passam para as mãos de seu novo dono. E são marcas de peso, como Os Simpsons, The Americans, How I Met Your Mother, Arquivo X, Modern Family e Homeland, entre outras. FX Networks e National Geographic também integram o portfólio da Disney.
O acordo leva para a Disney ainda algumas divisões regionais da Fox Sports Regional Networks, o Fox Networks Group International e ações da Fox nas empresas Hulu, Sky, Tata Sky e Endemol Shine Group. O Hulu é o maior concorrente do Netflix, dono do sucesso The Handmade's Tale, e a Endemol é a dona de formatos Big Brother, Masterchef e da série Black Mirror.
Do que a Disney passa a ser dona:
- Franquias como X-Men, Quarteto Fantástico, Deadpool e Avatar
- As séries Os Simpsons, The Americans, How I Met Your Mother, Arquivo X, Modern Family e Homeland
- FX Networks
- 20th Century Fox Television
- National Geographic
- Fox Sports Regional Networks
- Fox Networks Group International
- Star India
- Serviço de streaming Hulu
- Sky plc
- Tata Sky
- Endemol Shine Group