A 14ª edição do Fronteiras do Pensamento Porto Alegre, que tinha previsão de início em maio, foi adiada e modificada, mas não cancelada. Seguindo o planejamento original, a conferência de abertura será do professor de Psicologia e escritor norte-americano Andrew Solomon, no dia 9 de setembro. O tema também segue o mesmo: "Reinvenção do Humano". Os encontros serão realizados ao vivo e online até 9 de dezembro. Todos os oito convidados anunciados inicialmente estão confirmados.
O conceito de “identidades horizontais”, usado por Solomon e que pode ser definido como as diferenças que testam a aceitação familiar e atraem preconceito, em oposição às identidades verticais (como etnia, língua e religião), herdadas da família e geralmente celebradas pela sociedade, segue sendo uma inspiração das reflexões que o projeto pretende provocar.
Conforme o curador do Fronteiras, o cientista político e professor do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) Fernando Schüler, o debate proposto toma esse conceito como inspiração para perguntar se vivemos em um mundo mais aberto à autocrítica e à diferença ou, o contrário disso, temos testemunhado mais embates frutos do preconceito. Os conferencistas (escritores, psicólogos, um historiador, um economista e um físico teórico), de algum modo, devem trazer respostas a essa questão – não necessariamente consensuais.
Veja os nomes dos convidados e as datas das suas conferências abaixo. Confira também informações sobre as inscrições, que poderão ser realizadas a partir de quarta-feira (8/7). Detalhes podem ser obtidos no site fronteiras.com/portoalegre ou no telefone 4020-2050.
O Fronteiras do Pensamento Porto Alegre é apresentado por Braskem, com patrocínio Unimed Porto Alegre, Hospital Moinhos de Vento e Gerdau, empresa parceira Unicred, universidade parceira UFRGS, apoio educacional Colégio JPSul e promoção Grupo RBS.
As conferências
- 9/9 – Andrew Solomon, professor de Psicologia norte-americano, autor, entre outros, de O Demônio do Meio-Dia: uma Anatomia da Depressão, Um Crime da Solidão – Reflexões sobre o Suicídio e Longe da Árvore: Pais, Filhos e a Busca da Identidade
- 16/9 – Mia Couto, escritor português, autor, entre outros, do romance Terra Sonâmbula
- 30/9 – Jonathan Haidt, psicólogo social norte-americano que estuda a moralidade e os seus fundamentos emocionais, com variações de cultura e desenvolvimento
- 7/10 – Paul Collier, economista britânico, autor de O Futuro do Capitalismo, entre outros livros
- 21/10 – Timothy Snyder, historiador norte-americano especializado em história europeia e autor de Sobre a Tirania
- 4/11 – Alain Mabanckou, professor franco-congolês de literatura, autor de Memórias do Porco-Espinho
- 18/11 – Fritjof Capra, físico teórico austríaco, ambientalista, autor de O Ponto de Mutação e A Teia da Vida
- 9/12 – Isabela Figueiredo, portuguesa, jornalista e escritora de, entre outros, Caderno de Memórias Coloniais
Ingressos
- Haverá nova venda de passaportes a partir desta quarta-feira (8/7) exclusivamente para clientes do banco Santander e, a partir da quarta seguinte (15/7), para o público em geral. Os valores serão divulgados em fronteiras.com, onde os ingressos serão comercializados. Cada inscrição dará direito a um login na plataforma para acompanhar o evento online.
Interatividade
- As conferências serão transmitidas ao vivo em língua estrangeira, com tradução simultânea. Os participantes poderão enviar perguntas para os conferencistas durante as apresentações, mantendo assim o contato que já existia na versão presencial.
Mais conteúdo
- Cada conferência terá uma aula preparatória e também vídeos posteriores com comentários e análise dos mediadores sobre a apresentação. Os inscritos receberão um kit O Fronteiras em Sua Casa para complementar a experiência de participar do projeto.