O 14° Fronteiras do Pensamento desafia oito intelectuais a discutir o tema Reinvenção do Humano, inspirado em ideias que serão apresentadas pelo primeiro palestrante, o americano Andrew Solomon. O psicólogo social abre o ciclo de conferências em 4 de maio, às 19h45min, no Salão de Atos da UFRGS. A partir desta terça-feira (10), os pacotes para as oito palestras já poderão ser adquiridos.
Solomon é psicólogo, ativista LGBT e colaborador de publicações como The New Yorker e The New York Times. Em Porto Alegre, abordará suas obras mais célebres, O Demônio do Meio-Dia, importante estudo sobre depressão que foi finalista do Prêmio Pulitzer, e Longe da Árvore, uma pesquisa sobre como pais lidam com filhos que fogem ao padrão, desde autistas e surdos, passando por criminosos até prodígios e transgêneros. Para Solomon, tratam-se de identidades horizontais, diferenças que testam a aceitação familiar e atraem preconceito, em oposição às identidades verticais – como etnia, língua e religião – herdadas da família e geralmente celebradas pela sociedade. Em uma palestra da plataforma TED vista por quase 5 milhões de pessoas, Solomon usa o exemplo da homossexualidade, identidade antes vista como doença, para propor uma celebração da diversidade mais abrangente.
O cientista político e professor do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) Fernando Schüler, curador do Fronteiras, explica como essas questões inspiram o tema deste ano:
— Identidades horizontais são produtos da diferença. Por vezes do acaso, por vezes das trama da vida e das relações que estabelecemos. Nascemos ou construímos a nós mesmos longe da sombra protetora da "árvore", que expressa muitas formas de herança, e frequentemente enfrentamos um mundo hostil. Foi a experiência de Solomon com a homossexualidade e a dislexia. O debate do Fronteiras toma isto como uma inspiração original. A questão seguinte é perguntar se vivemos em um mundo mais aberto à autocriação e à diferença, ou o contrário. Teremos oito respostas a esta e outras questões, sem pretensão de consenso.
O ciclo também convidará os intelectuais a pensar sobre a construção de um Novo Iluminismo, que defenda a razão, a ciência e o humanismo na era das fake news e das polarizações. Schüler cita Steven Pinker, antigo convidado do Fronteiras, que enfatiza a necessidade de interpretar o mundo à luz da razão.
A lista de convidados mistura intelectuais consagrados e menos conhecidos da África, dos Estados Unidos e da Europa para debater o tema a partir de diferentes áreas de atuação. Schüler revela que há tempos queria trazer nomes como o psicólogo social norte-americano Jonathan Haidt, reconhecido internacionalmente por refletir sobre as bases da moralidade em diversas culturas, e o físico teórico e ambientalista austríaco Fritjof Capra, famoso pelos livros O Tao da Física e O Ponto de Mutação, além do próprio Solomon. Mas o curador também destaca Paul Collier, Alain Mabanckou, Isabela Figueiredo e Timothy Snyder.
— A temática de Isabela Figueiredo, recuperando a memória da colonização portuguesa na África, a partir de sua experiência pessoal, tratando do que é mito, do que é preconceito, do que é feita a memória, é brutalmente atual. O mesmo se dá com Timothy Snyder tratando da democracia — comenta Schüler.
Um nome familiar é o escritor moçambicano Mia Couto, que retorna após participar do ciclo em 2012. Uma novidade deste ano será a aposta na interação entre intelectuais palestrantes. O ciclo incentivará que, por exemplo, Jonathan Haidt faça perguntas a Paul Collier e Isabela Figueiredo comente a obra de Mia Couto.
CONFERENCISTAS:
- 4 de Maio: Andrew Solomon
- 25 de Maio: Isabela Figueiredo
- 15 de Junho: Alain Mabanckou
- 17 de Agosto: Jonathan Haidt
- 14 de Setembro: Mia Couto
- 5 de Outubro: Paul Collier
- 19 de Outubro: Timothy Snyder
- 16 de Novembro: Fritjof Capra
FRONTEIRAS DO PENSAMENTO 2020
- Ciclo de conferências entre 4 de maio e 16 de novembro, sempre às segundas-feiras, às 19h45min.
- Salão de Atos da UFRGS (Paulo Gama, 110).
- O Fronteiras do Pensamento Porto Alegre é apresentado por Braskem, com patrocínio Unimed Porto Alegre e Hospital Moinhos de Vento, empresa parceira Unicred, universidade parceira UFRGS e promoção Grupo RBS.
- Pacote de ingressos para todas as conferências da temporada custa R$ 1.880. O VIP PASS custa R$ 2.715,00 (inclui um pacote de ingressos e o acesso à Sala Vip em todos os eventos, com serviço de coquetel e outras experiências exclusivas).
- Valores parcelados em até 6 vezes sem juros nos cartões de crédito. Os ingressos não são vendidos individualmente. Vagas limitadas.
- Desconto: Inscritos no Fronteiras em edições anteriores, integrantes Braskem, médicos cooperados Unimed Porto Alegre, médicos e colaboradores do Hospital Moinhos de Vento, colaboradores do Grupo RBS, professores e colaboradores da UFRGS, Clube do Assinante, assinantes 451, clientes Instituto Ling e beneficiários de meia-entrada (conforme legislação). Clientes Unimed Porto Alegre têm desconto de 30%. O desconto não se aplica ao VIP PASS por se tratar de um serviço adicional.
- Informações: 4020-2050 e no portal fronteiras.com.
- Como comprar: Sympla (sympla.com.br, sem taxa), : Livraria Bamboletras (Rua Gen. Lima e Silva, 776 – Loja 3), Instituto Ling (Rua João Caetano, 440) e Casamundi (Av. Borges de Medeiros 2.500/1.909).