Quando se fala em vingança de novela, nossa mente nos leva direto a Avenida Brasil (2012). Nina (Débora Falabella) tinha bons motivos para dar o troco na ex-madrasta, Carminha (Adriana Esteves), depois de ter sido abandonada em um lixão ainda criança. Anos depois, a mocinha vingativa conseguiu transformar a vida da vilã em um inferno, apesar de alguns furos que deram o que falar, como o fato de Nina planejar uma vingança por anos e, quando finalmente estava com todas as provas na mão, não tinha sequer um pendrive para armazená-las!
Voltando a 2015, é a vez de Adriana Esteves trocar o papel de alvo pelo de autora da vingança. Em Babilônia, é Beatriz (Gloria Pires) quem vai sentir na pele o ódio da ex-amiga e atual rival. Nos próximos capítulos, a perua será sequestrada, humilhada e ameaçada de morte.
Gloria Pires, por sua vez, também executou sua sede de vingança na ficção. Em Insensato Coração, Norma inverteu o jogo e obrigou o pilantra Léo (Gabriel Braga Nunes) a passar dias de cão, literalmente, pois foi obrigado a dormir em um canil.
Nina, de Avenida Brasil e Norma, de Insensato Coração, entram na lista de "mocinhas vingativas". Não são personagens más, porém, acabam se corrompendo por causa do ódio a quem as fez sofrer. É o caso ainda de Ana Francisca (Mariana Ximenes), em Chocolate com Pimenta. Humilhada pela cidade inteira quando era adolescente, ela se casou com um milionário e voltou anos depois, disposta a dar o troco. Dessa vingança nem o homem que amava, Danilo (Murilo Benício) estava a salvo, mas o amor acabou vencendo o ódio no final.
Foto: Gianne Carvalho, TV Globo
E por falar em Mariana Ximenes, em Passione ela foi um pouco mais além em seus planos de vingança. O alvo da dissimulada Clara era a família Gouvêa, principalmente Saulo (Werner Schünemann). Só no fim da trama os motivos da vilãzinha foram desvendados: abusada por Saulo ainda menina, ela fez a família inteira pagar por isso.
Foto: Bob Paulino, TV Globo
Em A Favorita, outra loira com cara de anjo enganou muita gente. Nos primeiros capítulos, Flora (Patrícia Pillar) enganou até mesmo o público, mas logo a máscara da vilã acabou caindo e a terrível vingança contra a ex-amiga, Donatela (Claudia Raia), veio à tona.
Foto: João Miguel Jr, TV Globo
Se Flora é uma das piores vilãs de todos os tempos, Laura (Claudia Abreu) não fica atrás. Para vingar a memória da mãe, a pilantra se fez de santa e conquistou a confiança de Maria Clara (Malu Mader), para logo depois derrubar a empresária e assumir seu lugar.
Foto: Divulgação, TV Globo
Mocinho vingativo? Temos! Inspirado no livro "O Conde de Monte Cristo", Walther Negrão criou em Flor do Caribe uma história de traição, deslealdade e vingança envolvendo os amigos Cassiano (Henri Castelli) e Alberto (Igor Rickli). O alvo dessa disputa era a bela Esther (Grazi Massafera), que passou anos achando que o noivo estava morto. Vivinho da silva, Cassiano voltou sete anos depois, disposto a dar o troco no "amigo da onça".
Foto: João Miguel Jr, TV Globo
Novela vai, novela vem, a vingança sempre é um prato cheio para o público, que escolhe para qual lado vai torcer ou, simplesmente, acompanha tudo na expectativa pelos próximos planos maquiavélicos.
Curta nossa página no Facebook