Autor que fundou a dramaturgia moderna, Samuel Beckett (1906 - 1989) terá sua obra recriada em um espetáculo de teatro de rua, no Centro de Porto Alegre, com a intenção de aproximá-lo do público. Mas a ideia não é facilitar o conteúdo, simplificando seus textos. Pelo contrário: os atores estarão fisicamente perto dos espetadores, com a ideia de apresentar um Beckett mais sensorial, sem deixar de lado seus principais escritos.
Leia todas as notícias de Espetáculos
O projeto #7xBeckett une integrantes do Núcleo de Pesquisa Beckett-we, que conta com pessoas em sua maioria não iniciadas no teatro, e a Ato Cia. Cênica, coletivo responsável pela ótima peça O Feio, que levou o Prêmio Açorianos de melhor espetáculo em 2012, rendendo também um troféu para o ator coadjuvante Paulo Roberto Farias, que está neste novo trabalho. Não por coincidência, os dois grupos nasceram no Departamento de Arte Dramática da UFRGS.
Estruturalmente, o espetáculo será apresentado em sete cenas (as quais o grupo prefere chamar de "ocorrências cênicas") que ocorrem consecutivamente, de forma que o público pode acompanhar todas, na ordem, ou escolher apenas algumas - a ideia é que elas possam ser fruídas também separadamente. O trabalho combina teatro e performance, valendo-se do recurso do vídeo.
- Beckett tem uma característica que poderia nos levar para a linguagem do clown, mas tentamos não ir para este lado popular. Buscamos a essência da poética dele com uma linguagem contemporânea, que é nossa referência. É um apelo mais sensorial do que racional - explica Luciana Tondo, idealizadora e atriz do projeto.
Estão presentes, em #7xBeckett, fragmentos das peças Dias Felizes, Esperando Godot, Fim de Partida e Eu Não, da narrativa O Despovoador e do roteiro de cinema Filme, entre outros textos do autor. O diretor Mauricio Casiraghi observa:
- O trabalho se deu de forma bem colaborativa, os atores também foram autores da criação. As ideias foram trabalhadas em um brainstorm, e todos estavam cientes do processo.
Veja o roteiro de "#7xBeckett", no Centro da Capital
Nesta sexta-feira (15/5), domingo (17/5) e nos dias 18, 19, 22, 24, 26, 27, 29 e 31 de maio, a partir das 18h30min
Cena 1: Esquina Democrática (Avenida Borges de Medeiros com Rua dos Andradas), das 18h30min às 18h50min.
Cena 2: Da Esquina Democrática até o cruzamento entre as ruas General Câmara e Andradas (calçadão), das 18h50min às 19h15min.
Cena 3: Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), das 19h30min às 19h50min.
Cena 4: Escadaria da Igreja Nossa Senhora das Dores (Rua dos Andradas, 597), das 20h às 20h30min.
Cena 5: Escadaria da Igreja Nossa Senhora das Dores, das 20h30min às 20h45min.
Cena 6: Praça Brigadeiro Sampaio (início da Rua dos Andradas), das 21h às 21h15min.
Cena 7: Praça Brigadeiro Sampaio, das 21h15min às 21h30min.
Ainda um contemporâneo
Espetáculo de teatro de rua recria universo de Samuel Beckett em Porto Alegre
Projeto "#7xBeckett" levará sete cenas ao Centro da Capital
Fábio Prikladnicki
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: