Uma pessoa desavisada pode ver alguns segundos de Beyond: Two Souls e imaginar que se trata de um filme, não de um jogo. Exclusivo para PlayStation 3, conta com a força de Willem Dafoe e Ellen Page, atores conhecidos, e conexão entre aparelhos para contar uma história de modo diferente.
Na trama, Jodie (Ellen Page) é uma menina diferente. Além do contato com uma entidade chamada Aiden, tem poderes que permitem mexer em objetos e controlar pessoas. Ela é criada pelo Departamento de Atividade Paranormal, com o carinho de pai do doutor Nathan Dawkins (Willem Dafoe). Anos depois, é recrutada como agente da CIA e realiza missões pelo mundo. Porém, essa ligação entre mundos terá consequências no futuro.
O jogo foi produzido pela Quantic Dream, responsável por poucos títulos, mas importantes, como Omikron: The Nomad Soul e Fahrenheit. Infelizmente, os problemas com a jogabilidade irritaram alguns jogadores.
Em Beyond, os controles foram simplificados, e o uso do joystick é um pouco mais racional. O movimento ainda é feito com dois botões, mas com o direcional esquerdo para o movimento, e o direito, para a câmera. Apesar disso, em vários momentos há uma sensação de mais do mesmo pelo uso massivo de quick-time events.
Ao passo que os gráficos impressionam, com algumas cenas mais vívidas que uma imagem de TV, o roteiro apresentado em flashbacks acaba por tornar a trama uma coleção de episódios conectados. Para uma empresa que busca ser líder nos "dramas interativos", é preciso focar mais na ideia e um pouco menos nos aspectos técnicos.
Mas vale recordar que não é simples criar uma narrativa com vários finais e orgânica ao fazer com que uma escolha do meio da jornada defina seu final sem que o público perceba.
Apesar da beleza, o jogo irá demandar um pouco de paciência. É preciso deixar que as opções da narrativa levem o jogador a desenvolver afeição com a personagem.
Brasil Game Show
PlayStation 4, Xbox One e os principais jogos do final do ano serão apresentados para o público brasileiro neste final de semana na Brasil Game Show em São Paulo. A feira está com ingressos esgotados para os dois primeiros dias, mas é possível ir no final de semana comprando passes para todo o evento. Um campeonato de League of Legends com as principais equipes do país será realizado no local. Como no ano passado, Zero Hora estará presente, com matérias produzidas para o jornal e para o blog Multiplayer.
Adiados para 2014
Watch Dogs e The Crew, dois jogos esperados para o final do ano, foram adiados para 2014. Enquanto o primeiro seria lançado para várias plataformas, o outro seria um dos principais destaques da nova geração.