Música

Top 10
Notícia

Quais foram as 10 músicas mais tocadas em shows de Porto Alegre em 2024? Confira a lista

No aniversário da Capital, organização de arrecadação de direitos autorais lançou lista com grandes nomes da MPB

Zero Hora

Enviar email
Luiz A. Vaz / Juarez Fonseca / Robinson Estrásulas / Agência RBS
Belchior, Elis Regina e Bebeto Alves estão entre os nomes citados na lista.

Um levantamento do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) ranqueou as músicas mais tocadas em shows realizados na cidade de Porto Alegre durante o ano de 2024. A lista foi divulgada nesta quarta-feira (26), dia que a capital do Rio Grande do Sul completa 253 anos. 

A MPB domina a lista e mostra a força da música brasileira no cenário cultural da capital. O primeiro lugar ficou com Como Nossos Pais, clássico de Belchior lançado no álbum Alucinação, em 1976, mas que foi eternizado na voz da cantora porto-alegrense Elis Regina. 

A gaúcha é a artista que mais aparece na lista: ela também interpreta outras quatro músicas ranqueadas. Entretanto, nenhuma música da lista foi composta por gaúchos.

Na sequência, aparecem A Voz do Morro, samba de Zé Keti, lançado em 1955 e gravado por Jorge Goulart. A canção fez sucesso na trilha do filme Rio 40 graus. 

Fechando o pódio, em terceiro lugar vem Águas de Março, composta por Tom Jobim e interpretada por ele e Elis Regina. A música faz parte do icônico álbum da dupla, Elis & Tom, que inclusive já integrou a lista de leituras obrigatórias para o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Outras canções marcantes completam a lista, como O Bêbado e a Equilibrista, composta por João Bosco e Aldir Blanc, e, mais uma vez, interpretada por Elis; Madalena, de Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de Souza; e Fé Cega, Faca Amolada, de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, interpretada por Milton e Beto Guedes. 

Em décimo lugar, Arrastão, com letra de Vinicius de Moraes e música de Edu Lobo, que foi composta em 1965 e venceu o 1º Festival da Música Popular Brasileira da TV Excelsior na voz dela: Elis Regina.

O ranking contempla outros grandes nomes da música brasileira como Vinicius de Moraes, Edu Lobo, Cartola e Gonzaguinha.

Arrecadação 

O Ecad é um sistema brasileiro de gestão coletiva e é composto por sete associações de música que atuam de forma conjunta para que o trabalho dos compositores seja reconhecido e valorizado por meio do pagamento do direito autoral.

Além de traçar esse panorama musical, o estudo do Ecad também destaca o papel da cidade na arrecadação de direitos autorais de execução pública de música. Porto Alegre é o município que mais arrecadou no Rio Grande do Sul, com 38% de participação em todo valor recolhido no Estado em 2024. O segmento de shows e eventos liderou com folga, sendo responsável por mais de 44% dessa arrecadação.

No Estado como um todo, foram arrecadados mais de R$ 52 milhões, o que garante ao Rio Grande do Sul a quinta colocação entre os maiores arrecadadores do país. 

Os valores recolhidos pelo Ecad são repassados às associações de música que representam compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos, assegurando o pagamento de direitos autorais pela execução pública das obras.

As 10 músicas mais tocadas em shows em Porto Alegre em 2024:

  1. Como Nossos Pais – Belchior (interpretada por Elis Regina)
  2. A Voz do Morro – Zé Keti
  3. Águas de Março – Tom Jobim  (interpretada por Tom e Elis Regina)
  4. O Bêbado e a Equilibrista – Joao Bosco e Aldir Blanc  (interpretada por Elis Regina)
  5. Madalena – Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de Souza  (interpretada por Elis Regina)
  6. Fé Cega, Faca Amolada – Ronaldo Bastos e Milton Nascimento
  7. O Trem Azul – Ronaldo Bastos e Lô Borges (interpretada por Bebeto Alves)
  8. Aprendendo a Jogar – Guilherme Arantes
  9. As Aparências Enganam – Sergio Natureza e Tunai
  10. Arrastão – Vinicius De Moraes e Edu Lobo (interpretada por Elis Regina)

*Produção: Camila Mendes



GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Acerto de Contas

07:00 - 08:00