Começou nesta sexta-feira (6) a 8ª edição da Feira Industrial, Comercial e Agropecuária de Tuparendi (Ficat), no Noroeste do Estado. Até segunda-feira (10), o Parque de Eventos Heinrich Fankhauser recebe 203 expositores dos setores comercial, industrial e agropecuário. Só que, entre as atrações musicais, há algo especial: a cantora Luísa Sonza.
Umas das maiores estrelas da música pop no país, a gaúcha, que é natural de Tuparendi, se apresentará na feira neste sábado (7), sem receber cachê. Parte do lucro da bilheteria será revertido ao hospital da cidade. Será o primeiro show em sua terra natal desde que se projetou nacionalmente.
— Este ano a régua está um pouco maior. Nós cogitamos fazer um show com ela de brincadeira, e foi indo, criou corpo. Só temos o custo de infraestrutura, porém, nem perto do que ela cobra o cachê. Nós abraçamos essa causa — explica Rubem Luis Marostega, presidente da Ficat. — Graças a Luísa, como é conhecida nacionalmente, a feira ganhou outro patamar.
Além da cantora, a Ficat terá apresentações de nomes como Yuri Rodrigues (nesta sexta), Tchê Barbaridade (domingo) e Traia Véia (segunda). Ao longo do dia, também há outras atrações musicais no local: a reportagem presenciou nesta tarde um animado Baile da Terceira Idade com o Musical NGE & Cia, colocando um público mais veterano para dançar na praça de alimentação.
Só que o fator Luísa cria uma expectativa maior: se na última edição do evento, em 2022, vieram 40 mil pessoas, a estimativa deste ano é que passe 50 mil. Conforme Marostega, a tendência é que a feira cresça e se profissionalize ainda mais. O prefeito de Tuparendi, Leonel Petry (PDT-RS), complementa:
— Só para ter uma ideia, na última Ficat, nós tínhamos que pedir por favor para alguém vir no setor de alimentação. Agora tem fila de espera. Em poucos dias, os espaços foram vendidos. Nossa feira está consolidada.
Aconchegante
No parque de eventos, é possível ver muitas máquinas agrícolas expostas, pavilhão dedicado à agricultura familiar e artesanato, expositores do comércio da região, opções de gastronomia, parque de diversões, entre outras atividades.
Para Marastega, o diferencial é o aconchego proporcionado, até por ser uma compacta em comparação a eventos como a Expointer — inaugurado em 2022, o parque tem 35 mil metros quadrados. Ele ressalta que há um alto astral em cada expositor, o que torna o ambiente bastante hospitaleiro.
— O nosso grande objetivo é valorizar o expositor e os visitantes. O primeiro tem que se dar bem, pois fazem um investimento forte e querem ter retorno. E os visitantes, que vem de fora, tem que ser bem acolhidos para que possam retornar. Tudo isso mostra o que Tuparendi tem de melhor — diz o presidente da Ficat.
Para o prefeito, além de mostrar a pujança do município, a feira também auxilia na formação de novas lideranças.
— Não tem dinheiro que pague ver o brilho nos olhos dessa gurizada aqui, os jovens fazendo parte das comissões. Já é um sucesso — pontua Petry.
A abertura dos pavilhões da Ficat ocorre sempre às 9h, com as principais atrações subindo ao palco principal às 22h. Mais informações sobre a feira podem ser conferidas na página do Instagram do evento.