A coisa fica séria quando Neto Fagundes sobe ao palco montado na Saba, em Atlântida, diante de milhares de pessoas com seus batecos vermelhos e brancos. É oficial, não tem mais volta: começou o Planeta Atlântida. Foi assim novamente na 27ª edição do evento, que teve início nesta sexta-feira (2) e reunirá mais de 50 atrações até sábado (3).
Como tem ocorrido desde 2008, a tradicional largada do festival foi dada pelo cantor e comunicador. Acompanhado de seus irmãos Ernesto (bombo leguero) e Paulinho (guitarra), Neto subiu ao Palco Planeta às 16h50min e cantou o Hino do Rio Grande do Sul.
Que outro festival de música pop no Brasil tem sua abertura com um hino estadual? Suspeita-se que nenhum, só o Planeta. Já é um clássico do verão gaúcho — como um crepe triplo que é quíntuplo no litoral ou guarda-sol voando com o Nordestão.
Antes de emendar uma versão com levada blues de Canto Alegretense, Neto dedicou a música ao pai do trio, Bagre Fagundes, e ao tio, Nico. Ainda fez referência à participação de Matteus no Big Brother Brasil 24:
— Hoje o Alegrete está no Brasil todo!
Por fim, o cantor puxou o clássico grito de "Ah, eu sou gaúcho". Os planetários, então, também bradaram que nasceram no Estado. Oficialmente, está dada a largada: é tempo de Planeta.
Festa
Pouco antes de Neto realizar a cerimônia de abertura do Planeta, a festa já estava rolando com a música eletrônica em diferentes ativações de patrocinadores. No Palco Atlântida, desde às 16h30min, o DJ Cabeção apresentava seu set, contando com Gabriel R como convidado.
Os ingressos para o Planeta Atlântida seguem à venda na bilheteria do evento. A 27ª edição do festival é uma realização do Grupo RBS e da DC Set Group e tem patrocínio de Renner, Ulbra, Banrisul, Coca Cola e Budweiser.