O Planeta Atlântida está chegando! Serão mais de 12h de programação por dia e está tudo pronto para a maratona de shows do maior festival de música do sul do país na Saba, nos dias 2 e 3 de fevereiro, em Atlântida, no Litoral Norte. E para ficar por dentro de tudo e ter a melhor experiência, listamos as principais informações para os planetários curtirem com conforto e segurança os dois dias de shows.
Todos os detalhes sobre o Planeta Atlântida 2024
Abertura
Atenção! Neste ano, o Planeta começa mais cedo. Os portões estarão abertos a partir das 15h e os primeiros shows começam às 16h30, no Palco Atlântida, e às 17h, no Palco Planeta.
Acesso ao festival
O uso da pulseira é indispensável para o acesso à Saba nos dias de evento. Caso o planetário tenha optado por buscar a sua na bilheteria, poderá retirá-la das 12h às 20h. Nesse caso, é preciso apresentar:
- E-mail de confirmação de compra, que contenha o código de retirada
- Documento oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte) do titular do cadastro
- Cartão utilizado na compra
Em caso de retirada da pulseira do tipo "meia-entrada", é obrigatório apresentar o documento que comprova a condição de beneficiário. Preferencialmente, a retirada deverá ser realizada pelo titular da compra, entretanto, também será aceita com a apresentação obrigatória dos seguintes documentos:
- Termo de Autorização para Retirada por Terceiros, preenchido e assinado, sem necessidade de autenticação em cartório
- E-mail de confirmação de compra, que contenha o código de retirada
- Documento de Identidade do titular do cartão de crédito (pode ser cópia)
- Documento de Identidade do terceiro
- Cópia da frente do cartão de crédito utilizado no pagamento
- Comprovante de meia-entrada, quando necessário
Não é permitido acessar o Planeta Atlântida com:
- Garrafas, bebidas e alimentos de qualquer tipo
- Máquinas fotográficas, de gravação ou filmagem que sejam profissionais e/ou com lente removível (exceto imprensa credenciada)
- Bastão de selfie
- Objetos cortantes, pontiagudos ou que possam colocar o público em risco
- Animais de estimação de qualquer espécie
- Correntes e capacetes de motociclista, guarda-chuvas, guarda-sóis, cadeiras e banquinhos
- Armas de fogo ou armas brancas (tesouras, facas, canivetes, revólveres e pistolas)
- Bastões, cassetetes, aparelhos de choque, tubos de gás, spray de espuma e fogos de artifício
- Qualquer tipo de entorpecentes
- Máscaras que cubram parcialmente ou por completo o rosto
- Remédios sem prescrição médica e na embalagem não lacrada
- Dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), também conhecidos como cigarros eletrônicos, vaper, pod, e-cigarette, e-ciggy, e-pipe, e-cigar, heat not burn (tabaco aquecido), entre outros
Acesso de pessoas com deficiência
Quem estiver com o carro devidamente identificado para portadores de deficiência, tem acesso facilitado pelo Portão 4.
Menores de idade
Para entrar no Planeta Atlântida, é necessário ter, no mínimo, 14 anos. Mesmo que acompanhados pelos pais ou responsáveis legais, menores de 14 anos não serão autorizados a entrar no evento, conforme Alvará Judicial.
Como em outras edições, no Planeta 2024 o menor de idade que tentar entrar no festival com sinais de embriaguez será encaminhado diretamente ao Posto Médico e para o Conselho Tutelar, e não poderá retornar ao evento. Os pais ou responsáveis legais serão chamados para buscar o adolescente no Conselho Tutelar.
Como assistir de casa
Pela primeira vez, a TV Globo irá exibir em rede nacional os melhores momentos do festival no domingo (4 de fevereiro), após o Big Brother Brasil. Além disso, o Estúdio Atlântida no Planeta, que realiza a transmissão oficial do evento na Rádio Atlântida e no YouTube, exibirá o evento pela primeira vez na RBS TV e irá mostrar tudo o que está rolando no festival. Na sexta-feira (2), após o Jornal Globo, e no sábado (3), após o BBB.
A Rádio Atlântida inicia com programação direto da Saba a partir das 7h da manhã no primeiro dia do festival. A partir das 16h30, a transmissão em vídeo do evento pode ser acompanhada pelo YouTube. A cobertura do Palco Planeta, entrevistas com artistas e tudo mais que rola na Saba terão transmissão no canal Lives Atlântida, e os shows do Palco Atlântida, no canal Atlântida Fora do Ar.
Segurança
O Planeta Atlântida se preocupa com seus planetários desde antes de sua chegada ao evento até a dispersão total do público. Para isso, o evento conta com apoio dos órgãos de segurança pública do Estado e acompanhamento do Poder Judiciário e do Ministério Público. Toda a estratégia de segurança foi desenvolvida em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, IGP e Polícia Federal. A estrutura é composta por:
Uma central de controle de operação composta por:
- 1 coordenador da central
- 1 jurídico
- Operadores da CFTV
- Operadores de drones
- Operadores de rádio para comunicar com bombeiro civil, barreiras, acessos, equipe arena e equipe camarote
- Representantes da Segurança Pública
Por noite de evento serão:
- 324 Vigilantes com curso de extensão em grandes eventos
- 30 coordenadores da equipe de vigilante interno
- 10 coordenadores de barreiras / portões
- 84 Vigilantes na área pertencente ao evento, mas externa da SABA
Atendimento médico
Os serviços de saúde são operados pela Unimed. Localizado na Arena, o posto médico comporta salas de triagem, isolamento e espaço com macas para aplicação de medicação ou soro.
Serão 60 profissionais de saúde por noite de festival, além de três ambulâncias. Em caso de necessidade, pacientes serão encaminhados para o Hospital Santa Luzia, de Capão da Canoa (que atende SUS).
Posto médico / UNIMED equipada com:
- Sala vermelha com 2 leitos de UTI equipados conforme legislação de Atendimento Pré-hospitalar (APH)
- Sala amarela com 3 leitos
- Sala verde medicamentos com cadeiras
- Sala de recepção e triagem
- Sala de curativos
- Material de backup baseado no histórico do evento
- 6 ambulâncias do tipo AS (suporte avançado)
- Suporte extra para atendimentos de múltiplas vítimas com mais 2 ambulâncias do tipo SAs (suporte avançado) na Base de Capão da Canoa
- Profissionais da Unimed envolvidos: 60 na sexta e 70 no sábado
Serviço de schuttle
O público do Camarote e do Planeta Premium conta com um transporte exclusivo de shuttle, com saída a partir das 15h do Canteiro da Rua Jandaia, na esquina com a Avenida Central de Atlântida. O serviço custa R$ 40 por dia, com direito a ida e volta. As saídas se dão sempre que o veículo estiver lotado.
O shuttle funciona sexta e sábado, até o final do evento, e o bilhete pode ser adquirido no Estudio de Verão Atlântida, no mesmo local da partida.
Setores
Camarote
A Gourmet Street contará com nove operações gastronômicas: Ohana, Mureta, Ô Xiss, Just Cold Creamery, Fold, Rancho 141, 20Barra9, Fuga e Deu Crepe. Haverá opções sem glúten, sem lácteos, sem açúcar e veganas.
A Panvel garantirá makes e penteados com a operação da Jungle para elas e cabelo e barba para eles com a chancela da La Mafia Barbearia.
Arena
Sete operações gastronômicas (20Barra9, Cachorro do Bigode, Espetiño, Fold, Mister X, Frais) estarão disponíveis, incluindo opções sem glúten, sem lácteos, sem açúcar e veganas.
Premium
Quem vai de Premium terá open food com A Ferro e Fogo pelo chef Marcos Livi e open bar de cerveja, drinks, água e refrigerante, além de contar com espaço exclusivo em uma área em frente ao palco para curtir os shows de pertinho.
O espaço também oferece line-up exclusivo com DJs e serviços de cabelo, barba e make com Raphaelli.
LINE-UP
Sexta-feira
Abertura dos portões: 15h
Palco Atlântida
- 16h30 – DJ Cabecão convida Gabriel R
- 18h – Bloco da Laje
- 19h30 – Reação em Cadeia
- 21h – Comunidade Nin-Jitsu
- 22h30 – Vulgo FK
- 00h – Oruam convida TZ da Coronel
- 1h30 – David Kneip convida Jackdi
Palco Planeta
- 16h50 – Neto Fagundes
- 17h – Vitor Kely convida Carol Biazin
- 18h30 – MC Cabelinho
- 20h – Menos é Mais
- 21h30 – NX Zero
- 23h – Alok
- 00h30 – Ludmilla
- 2h – Pedro Sampaio
Sábado
Abertura dos portões: 15h
Palco Atlântida
- 16h30 – Ondastral
- 18h – Diogo Defante
- 19h30 – Braza
- 21h – Papas da Língua
- 22h30 – Gabriel O Pensador
- 00h – Veigh
- 1h30 – Ariel B
- 2h20 – ATL DJ
Palco Planeta
- 17h – Fresno
- 18h30 – Armandinho
- 20h – Os Paralamas do Sucesso
- 21h30 – Thiaguinho
- 23h – Gusttavo Lima
- 00h45 – Luísa Sonza convida Duda Beat
- 2h15 – 30praum com Matuê, Teto & Wiu
Copos do Planeta
O público receberá, gratuitamente, copos personalizados nos dois dias de festival. Quem for aos dois dias não precisará levar o copo que ganhou na sexta, pois irá retirar outro.
O brinde deverá ser retirado nos bares de bebidas (neste ano, as operações de vendas de bebidas serão separadas das de alimentação). Para isso, o planetário passará a pulseira no leitor do bar, mesmo que não tenha carga alguma ainda, para ler o código bônus referente ao copo.
Ilhas de hidratação
Assegurando o bem-estar dos planetários, e seguindo as normas estabelecidas pela portaria Nº 35 do GAB-Senacon/MJSP, que prevê proteção à saúde dos consumidores em grandes eventos, o Planeta contará com quatro pontos de hidratação oferecidos pela Corsan. Serão três na Arena e um no camarote (ginásio).
Cada ponto de hidratação é composto por uma ilha de bebedouros, com três saídas de água. O planetário poderá se abastecer a hora que quiser e sem nenhum custo adicional.
Ingressos
Os ingressos para o Planeta Atlântida seguem à venda na bilheteria do evento e no Estúdio de Verão Atlântida (Rua Jandaia, Canteiro Central, Bairro Centro, Capão da Canoa).
A 27ª edição do festival é uma realização do Grupo RBS e da DC Set Group e tem patrocínio de Renner, Ulbra, Banrisul, Coke Studio e Budweiser.