Boa notícia para os músicos do Rio Grande do Sul: o Edital Natura Musical foi confirmado para 2021. Na edição deste ano, o programa buscará projetos de todo o país e terá seleções específicas para o RS, para a região da Amazônia e para Bahia, Minas Gerais e Pará. As inscrições estarão abertas entre os dias 8 e 28 de setembro.
Em 16 anos de atuação, o programa investiu mais de R$ 170 milhões na cultura, através do patrocínio a mais de 500 projetos em diversos Estados. Em 2020, o edital selecionou 43 iniciativas em todo o Brasil e promoveu mais de 300 produtos e experiências musicais, entre lançamentos de álbuns, clipes, festivais digitais, oficinas e conferências, com R$ 5,4 milhões investidos. Artistas independentes e nomes como Emicida, Elza Soares e os gaúchos Vitor Ramil e Zudizilla estiveram entre os contemplados da última edição.
Para este ano, o objetivo é continuar valorizando profissionais e projetos comprometidos com a sociedade.
— Além de buscar experiências musicais que representam a nossa riqueza cultural e a pluralidade do que está sendo produzido artisticamente no Brasil, nosso olhar está voltado para projetos e iniciativas que possam gerar impacto positivo, com poder de promover a pluralidade, a inclusão, a sustentabilidade e a mobilização de público. Isso passa por renovar compromissos com a descentralização e a representatividade — explica Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding da iniciativa.
Outros detalhes sobre as inscrições e os critérios de seleção ainda não foram divulgados. Informações sobre o edital deste ano devem ser disponibilizadas no site da iniciativa: www.natura.com.br/naturamusical.