O DJ Rennan da Penha faria uma live diretamente da comunidade da Rocinha no sábado (18) para marcar o lançamento de seu novo trabalho, o DVD Segue o Baile. No entanto, a transmissão acabou cancelada por problemas com um documento a ser entregue à administração da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade, conforme informou o artista.
Após publicar o comunicado, o DJ fez uma série de stories, no Instagram, lamentando o ocorrido:
— Queria ter trazido uma experiência maneira pra vocês, pra trazer a experiência que tivemos lá no nosso DVD, porque a gente não pode lançar esse DVD nas casas de show que a gente tinha planejado. Como aconteceu a pandemia, a gente teve que ficar restrito com o lançamento e eu decidi fazer esse lançamento por minha live ontem.
Rennan gravou o álbum em janeiro, durante apresentação na casa Espaço Hall, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O projeto, que deveria ter sido lançado em abril, contou com participações de MC Cabelinho, MC Livinho, Luísa Sonza e Turma do Pagode, entre outras.
— Peço desculpas a todos, principalmente minha família da comunidade da Rocinha, que estava esperando muito essa live. Não quero entrar muito em detalhe, porque o que aconteceu, a rapaziada já sabe, está lá na nota. Todo mundo sabe que estou indignado, que estou bolado, mas não vale a pena ficar mostrando — disse o DJ.
No ano passado, Rennan foi condenado a seis anos e oito meses de prisão em regime fechado por associação ao tráfico, o que gerou indignação por parte de funkeiros e do movimento negro, que acusam o Estado de criminalizar o funk.
O caso ganhou repercussão e, em outubro, o DJ venceu o Prêmio Multishow de Canção do Ano por Hoje Eu Vou Parar na Gaiola. Na ocasião, sua equipe subiu ao palco para receber o troféu e pediu a liberdade do DJ, entre gritos de apoio da plateia. Ele também foi indicado ao Grammy Latino.
Rennan ficou preso por sete meses, mas foi solto em novembro após ser beneficiado pela decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) contra prisão depois de condenação em segunda instância. Após deixar a prisão, ele anunciou a assinatura de contrato com a Sony e a gravação do DVD Segue o Baile. O DJ ainda foi convidado para produzir a parceria de Ludmilla com a americana Cardi B.