Cumprindo pena desde abril por associação ao tráfico de drogas, o DJ Rennan da Penha venceu o Prêmio Multishow na categoria Canção do Ano pela música Hoje Eu Vou Parar na Gaiola, composição de MC Livinho na qual ele fez participação.
Na cerimônia realizada na noite de terça-feira (29), no Rio, a esposa do músico carioca, Lorenna Vieira, subiu ao palco para receber o troféu em seu lugar.
— Estou muito feliz. Com certeza isso vai revigorá-lo. Com certeza ele não esperava isso. Esse prêmio vai dar bastante força a ele — disse Lorenna.
Rennan é um dos idealizadores do Baile da Gaiola, festa popular da Vila Cruzeiro, favela do Rio, que cresceu e começou a atrair jovens da classe média alta carioca. Em março, a Justiça determinou a expedição do mandado de prisão contra ele por associação ao tráfico de drogas. O DJ foi condenado à pena de seis anos e oitos meses em regime fechado.
De acordo com o desembargador responsável pelo caso, Rennan tinha a função de "olheiro", responsável por relatar a "movimentação dos policiais através de redes sociais e contatos no WhatsApp", informou uma testemunha. A defesa do DJ, no entanto, disse que ele apenas alertava os moradores sobre a presença da polícia na comunidade.
Rennan também foi apontado como o "DJ dos bandidos", organizando bailes funk nas comunidades sob o Comando Vermelho com o intuito de atrair mais pessoas e aumentar suas vendas. Ele nega as acusações.
Na cerimônia do Prêmio Multishow, Billi, seu empresário, fez um discurso defendendo o DJ.
— Só queria que o Rennan estivesse aqui porque ele merece. Viva a favela! DJ não é bandido. Liberdade para Rennan da Penha! — gritou, recebendo o apoio de gritos da plateia.