A Justiça do Rio de Janeiro determinou, nesta sexta-feira (22), a expedição de um mandado de prisão de DJ Rennan da Penha, idealizador do Baile da Gaiola. O produtor musical está sendo associado ao tráfico de drogas. Absolvido em primeira instância, o Ministério Público do RJ entrou com um recurso e gerou uma condenação contra o produtor de funk, que deverá cumprir seis anos e oito meses em regime fechado.
O acórdão que confirma a condenação, expedido pelo desembargador Antônio Carlos Nascimento Amado, da Terceira Câmara Criminal, afirma que o artista atuava como "olheiro" do tráfico e organizava bailes que enalteciam traficantes. "O 35º denunciado Rennan, vulgo 'DJ Rennan', e o 36º denunciado Lucas exercem a função de 'atividade' ou 'olheiro', eis que relatam a movimentação dos policiais. Ademais, destaca-se que o 35º denunciado Rennan, vulgo 'DJ Rennan', e o 36º denunciado Lucas atuam organizando bailes clandestinos nas comunidades e produzindo músicas ('funks') enaltecendo o tráfico de drogas", diz um trecho do texto.
A reportagem de GaúchaZH entrou em contato com a produção de DJ Rennan, que não quis se pronunciar e falou que o artista seria representado por seu advogado Nilson de Amaro. O jurista explicou que Rennan "é vítima de uma tremenda injustiça" e que toda a produção "está assustada" com a decisão.
— Por ele ter nascido em comunidade carente e ascendido como artista de baile funk, ele foi absolvido em primeiro grau por não ter provas. No entanto, o Ministério Público entrou com um recurso e gerou esta condenação — explica Amaro.
No momento, o representante judicial do funkeiro diz que entrou com um recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), pedindo o restabelecimento da decisão inicial, e que acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para conceder uma liminar que possibilite um habeas corpus para que Rennan possa ser julgado novamente em liberdade.
Segundo o advogado, Rennan está em "resguardo" e, com a apresentação do mandado, ele irá se apresentar à polícia. A agenda de shows e a presença em eventos está suspensa provisoriamente, enquanto o representante aguarda a evolução dos trâmites judiciais.
Show em Porto Alegre
DJ Rennan da Penha é anunciado como uma das atrações do Baile da Gaiola, que acontece no dia 31 de março, na Arena do Grêmio. O evento também terá as apresentações de Corvina DJ, MC Denner e MC Livinho.
A produtora do evento, a T2F Entretenimento, informou que irá aguardar o desfecho judicial. "O Rennan é um artista que faz parte do line do Baile da Gaiola, independente da situação final, os ingressos continuam sendo vendidos pelo site da T2F Entretenimento e o evento está com a liberação de todas as entidades prontas como Brigada Militar, Bombeiros e Polícia Federal. Então, o Baile da Gaiola continua normalmente na Arena do Grêmio, com 10 atrações, incluindo MC Livinho", disse a empresa.
"O evento será realizado mesmo que a decisão final não seja boa. Quem se sentir lesado e optar pelo ressarcimento do ingresso, pode entrar em contato conosco que será reembolsado", complementou a T2F, em nota oficial.
Questionada por GaúchaZH, a produção de Rennan também não se posicionou a respeito da apresentação na capital gaúcha.