O Brasil está dominando a arte de fazer lives musicais. Das mais caseiras até as megaproduções, o modelo de transmissão ao vivo caiu no gosto do público, que dá audiência aos shows sem precisar comprar ingressos, sair de casa e enfrentar fila.
Segundo o YouTube, o Brasil lidera oito posições na lista das 10 lives mais vistas até hoje no mundo todo. O levantamento, disponibilizado pela plataforma a GaúchaZH com dados até o dia 20 de maio, leva em conta os acessos simultâneos às apresentações — ou seja, o maior número de contas assistindo à transmissão ao mesmo tempo.
No topo do ranking, está a primeira live de Marília Mendonça, mais caseira e intimista: a cantora alcançou 3,31 milhões de acessos no dia 8 de abril.
Ela aparece na lista novamente na oitava posição com sua segunda transmissão, no dia 9 de maio: mesmo tendo uma maior produção, o show na casa da cantora registrou 2,21 milhões de entradas simultâneas, bem menos acessos do que o primeiro.
Domínio sertanejo
Os cantores sertanejos dominam o top 10 das lives no YouTube. Das oito posições ocupadas por brasileiros no ranking, sete são do gênero musical. Apenas os irmãos Sandy e Junior, na quinta posição geral, quebraram o padrão ao levar o pop para a lista.
Os únicos representantes internacionais são o cantor Andrea Bocelli, que fez uma live emocionante no Domo de Milão, na Itália, no Domingo de Páscoa, e o grupo sul-coreano BTS. Eles ocupam a terceira e a sétima posição, respectivamente.
A live mais recente que aparece na lista é a de Bruno e Marrone, que fizeram a segunda apresentação no formato no último sábado (16). A tão falada apresentação de Gusttavo Lima no dia 11 de abril, que resultou em uma advertência do Conar, órgão de regulamentação publicitária, por exageros em bebidas alcoólicas, ocupa a quarta posição.
Aliás, depois dessa polêmica, foi proibido o consumo de álcool nas transmissões pelo canal. As bebidas até podem aparecer nos patrocínios e nas geladeiras lotadas, mas não podem chegar até a boca dos cantores — ou melhor, o público não pode ver isso acontecendo literalmente. Muitos, agora, estão usando canecas para hidratar a garganta durante as apresentações. Sabe-se lá o líquido que tem dentro delas - fica na imaginação e no julgamento de cada espectador.
Confira o top 10 das lives mais assistidas no mundo:
- Marília Mendonça #LiveLocalMariliaMendonca – 8 de abril - 3,31 mi
- Jorge & Mateus Live na Garagem -4 de abril - 3,24 mi
- Andrea Bocelli – 12 de abril - 2,86 mi
- Gusttavo Lima – 11 de abril – 2,77 mi
- Sandy e Junior – 21 de abril – 2,55 mi
- Leonardo e Eduardo Costa #CabareEmCasa – 1º de maio – 2,52 mi
- BTS – 18 de abril – 2,31 mi
- Marília Mendonça #TodosOsCantosDeCasa – 9 de maio – 2,21 mi
- Henrique e Juliano – 19 de abril – 2,06 mi
- Bruno e Marrone – 16 de maio – 2,05 mi