As atividades começaram junto a um balcão na sede da Sociedade Caxiense de Mútuo Socorro, na esquina das ruas Sinimbu e Garibaldi. Com apoio da prefeitura de Caxias, eram oferecidos por lá serviços de odontologia e cursos de tricô, corte e costura, então ministrados pela professora Irdes Rossi - uma realidade que nem se compara à abrangência e à série de iniciativas desenvolvidas atualmente.
Falamos do Sesc Caxias, instituição atrelada ao Sistema Fecomércio-RS e que na próxima quarta, dia 22, completa 65 anos. Com atuação marcante nas últimas seis décadas, a unidade caxiense do Serviço Social do Comércio consolidou o endereço da Rua Moreira César, 2.462, esquina com Ernesto Alves, durante a segunda gestão do prefeito Victorio Trez.
Foi quando, via decreto publicado em 25 de dezembro de 1984, a administração municipal cedeu o terreno vizinho ao Corpo de Bombeiros e ao antigo Mercado Público Municipal (atual UPA Central).
Esporte, lazer e cultura
Com a sede própria inaugurada em 25 de outubro de 1990, o Sesc ampliou os serviços oferecidos, incluindo a partir daí academia, quadra de esportes, restaurante, teatro, clínica odontológica, biblioteca e alojamento. - O espaço de convivência foi muito comemorado, principalmente o restaurante, que foi um grande ganho para os comerciários - comenta Luciana Stello, gerente do Sesc Caxias.
Atualmente, a estrutura conta com teatro, biblioteca, restaurante, ginásio poliesportivo, academia, consultórios odontológico e nutricional, pousada e contraturno escolar. O Sesc Caxias também desenvolve diversas ações nas áreas da cultura (teatro, exposições, apresentações musicais, shows), esporte, lazer, turismo e iniciação esportiva, além do Programa Sesc Maturidade Ativa.
Nas imagens desta página, alguns momentos dessa trajetória, com destaque para o terreno prestes a receber as obras, em meados dos anos 1980 - identificado graças à torre dos bombeiros ao fundo (foto que abre a matéria).
No Facebook da instituição também é possível conferir diversas outras imagens antigas do Sesc Caxias.
Fecomércio surge em 1946
O Sistema Fecomércio-RS comemorou os 75 anos de atuação do Sesc e do Senac na última segunda-feira, dia 13. Administradas pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul, as duas instituições foram instaladas no Estado em setembro de 1946, cumprindo com os propósitos de educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo e de promover ações para o bem-estar social nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte e lazer.
Nestas sete décadas e meia, as estruturas físicas foram ampliadas e modernizadas a fim de atender mais pessoas, em todos os 497 municípios do Estado. Atualmente, a oferta de serviços acontece por meio de 51 unidades operacionais físicas espalhadas pelo RS, sendo três delas hotéis: em Torres, Gramado e Porto Alegre, além da pousada em Caxias do Sul.