Nesta segunda-feira (13), o Sistema Fecomércio-RS comemora os 75 anos de atuação do Sesc e do Senac. Administradas pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul, as duas instituições foram instaladas no RS em setembro de 1946, cumprindo com os propósitos de educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo e de promover ações para o bem-estar social nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte e lazer.
Sesc/RS
Cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes é o propósito do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc/RS). O foco é o ser humano e a capacidade de ampliar seus horizontes. Nestas sete décadas e meia, as estruturas físicas foram ampliadas e modernizadas a fim de atender mais pessoas, em todos os 497 municípios do Estado. Atualmente, a oferta de serviços acontece por meio de 51 unidades operacionais físicas espalhadas pelo RS, sendo três delas hotéis: em Torres, Gramado e Porto Alegre, além de uma pousada em Caxias do Sul.
Unidades móveis complementam esta abrangência com atendimentos nas áreas de saúde, de educação, de cultura e de lazer. Na saúde: a OdontoSesc (Odontologia) e as Unidades Sesc de Saúde Preventiva (USSP). Na educação e cultura: a BiblioSesc (bibliotecas itinerantes). No lazer: a Recrearte (um palco sobre rodas que promove a diversão das comunidades por onde passa, estimulando também o desenvolvimento de artistas locais).
Com a pandemia, a instituição acompanhou as necessidades no formato on-line e passou a oferecer alternativas para que os gaúchos seguissem usufruindo dos atendimentos. Exemplos disso são as atuações da Academia On-line e dos Seminários de Educação, que têm reunido centenas de pessoas, em ambientes virtuais. Os momentos de cultura e lazer permanecem promovendo interação com o público, por meio do Arte Sesc em Casa, Teatro a Mil e Música a Mil – estes reunindo estudantes em sessões virtuais exclusivas.
Neste período de atuação, os atendimentos do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) já ultrapassaram 3 milhões de inscritos e na área de ação social; por exemplo, só o Programa Mesa Brasil já distribuiu mais de 13,2 milhões de quilos de alimentos para entidades assistenciais cadastradas e monitoradas no Estado.
Senac/RS
Mudar a vida das pessoas por meio da educação profissional é o compromisso do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul (Senac/RS), que já capacitou mais de 7 milhões de gaúchos. Para cumprir sua missão de “educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo”, o Senac mantém um portfólio com mais de 600 cursos em diferentes níveis: pós-graduação, graduação, técnicos, cursos livres e de aprendizagem.
O Senac/RS, que possui 51 escolas e duas faculdades, conta com 51 mil alunos (cursos presenciais e a distância). Destes, cerca de 12 mil alunos são do curso de Jovem Aprendiz – reconhecido no Brasil por ser a primeira oportunidade de emprego e acesso ao mercado de trabalho. Além dos jovens, o Senac contempla pessoas com diferentes idades em vários de seus cursos. Os alunos mais novos do Senac têm quatro anos de idade e fazem o curso de língua estrangeira na instituição – que também possui estudantes com idade acima de 80 anos.
Há também aqueles que retornam para atualizar os conhecimentos. Halimy Amaral Abreu, 81 anos, é uma delas. Ela foi aluna do curso de Técnica da Comunicação, em 1977, de Auxiliar de Arquivista, em 1981, e do curso de Informática Básico, em 2003. Agora, faz o curso de Informática e Interação com Smartphones para a Maturidade, em Santa Maria. “Procurei o Senac pela qualidade de ensino. O Senac abre as portas para todas as pessoas que desejam progredir e ter um curso profissionalizante. Um feliz aniversário ao Senac e que ele continue dando oportunidades para as pessoas também crescerem”, declarou Halimy.
Férias
Em 1948, o Sesc/RS iniciou suas atividades de turismo com as primeiras caravanas de trabalhadores do comércio para as principais praias do Estado, com hospedagem em hotéis conveniados. Foi o início da Temporada de Férias Sesc, o primeiro produto do Turismo Social da entidade. A partir de 2000, foi foram incluídos hotéis na Serra e litoral de Santa Catarina.