Há 37 anos, em agosto de 1984, os primeiros trens da Trensurb desembarcavam de um navio, vindo do Japão, em Porto Alegre. Ao longo desse tempo, eles passaram por algumas mudanças em seu layout externo.
De lá para cá, a programação visual dos trens tiveram mudanças significativas. Em 2014, chegaram novos trens, com novo visual. Abaixo, apresentamos a evolução da chamada máscara dos trens – a parte frontal externa, cuja pintura ou adesivagem confere identidade visual aos veículos.
Anos 1980
A ilustração acima é do projeto dos trens série 100, apresentado na década de 1980 pelo consórcio vencedor da concorrência pelo fornecimento dos veículos, liderado pela Mitsui. Nessa proposta inicial, a máscara dos trens teria as cores vermelho, preto e branco, com os logotipos da Trensurb e da antiga Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU). O layout adotado, de fato, foi diferente, mas seguiu com as cores vermelho, preto e branco. Foi mantido desde a chegada dos trens (em 1984) até os anos 2000.
Anos 2000
No início dos anos 2000, o publicitário da Trensurb, Juan Oliveras, criou um novo layout para a máscara dos trens. O desenho era mais simples e de aplicação mais econômica; sem a moldura preta ao redor dos faróis e do para-brisa; contava com duas listras verticais em azul e vermelho, além do número do trem e do logotipo em branco. A escolha das cores se deu em função da então nova comunicação visual das estações – que utilizava o azul, o vermelho e o branco – e inspirou também o atual logotipo da Trensurb, criado no início dos anos 2000. Mais tarde, os trens receberam a aplicação do novo logotipo da empresa. A bandeira do Brasil, por sua vez, foi colocada em apoio à Seleção Brasileira (pela disputa da Copa do Mundo de 2002).
Ano 2005
Em 2005, a Trensurb contratou a agência Gad’ para projetar a nova programação visual dos trens que, além da máscara e adesivagem externa, incluiu a comunicação visual interna dos veículos. No ano seguinte, a programação foi implantada em um trem para avaliação e, em 2008 e 2009, no restante da frota. Utilizado até hoje nos trens série 100, esse layout conta com uma máscara vermelha, do lado Norte, e outra azul, do lado Sul.
Anos 2010
A programação visual dos trens série 200 foi criada em 2013 pelo antigo arquiteto da Trensurb, Fernando Schwartzer, com a colaboração do publicitário Juan Oliveras. Essa programação foi uma releitura do layout criado pela Gad’ para os trens série 100, simplificando e adaptando alguns de seus aspectos aos novos veículos, que chegaram à empresa em 2014 e 2015. O projeto contou, ainda, com uma nova comunicação visual interna – que foi inspirada nos trens série 100, porém, buscando um visual mais limpo e simples.