Da chegada dos imigrantes italianos, em fins do Século 19, ao posto de segunda maior cidade gaúcha, Caxias do Sul se desenvolveu e passou por um intenso processo de transformação. Parte dessa trajetória poderá ser conferida na mostra fotográfica Caxias do Sul — Nossa Aldeia: Um Recorte do Período 1965-1985, que será aberta hoje à noite, no Sesc Caxias, durante o lançamento da programação do 5º Aldeia Sesc.
A exposição levará ao público 14 imagens emblemáticas dessas duas décadas, 12 delas de autoria de Mauro De Blanco e outras duas de Antônio Carlos Galvão. O curador da mostra, o jornalista e pesquisador na área de memória e patrimônio Rodrigo Lopes, conta que a ideia era selecionar fotografias feitas no período de 1965 a 1985 porque essa foi a época dos grandes festivais musicais, tema do Aldeia Sesc 2017. As imagens escolhidas, no entanto, vão bem além da música:
— Quando comecei a procurar material, deparei com um acervo que a viúva do fotógrafo Mauro De Blanco havia doado ao Arquivo Histórico Municipal. Era exatamente do período que eu buscava, e descobri que eram fotos que nunca tinham vindo a público.
Essas fotos, acrescenta Lopes, foram feitas principalmente sob encomenda de incorporadoras, para registrar a construção de alguns prédios emblemáticos na cidade. Com sensibilidade, De Blanco captou bem mais do que os prédios em si, retratando o contexto do momento.
— Ele fotografou a evolução da cidade nesse período — diz o curador.
As fotos selecionadas giram em torno de três eixos, a música, a arquitetura e o convívio. A mostra fotográfica poderá ser visitada até o dia 30 de novembro, de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 14h.
Agende-se
- O que: exposição Caxias do Sul – Nossa Aldeia: Um Recorte do Período 1965-1985.
- Quando: abertura nesta segunda-feira, às 19h30min, durante o lançamento do Aldeia Sesc. Visitação até 30/11, de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 14h.
- Onde: no Sesc Caxias (Rua Moreira César, 2.462).
- Quanto: entrada franca.