O Retrato de Dorian Gray, romance de 1890 de Oscar Wilde, ganhará uma adaptação em forma de série na Netflix. Segundo o portal Deadline, que divulgou a informação nesta quarta-feira (21), a produção se chamará The Grays, e será uma versão mais contemporânea da história.
A Netflix não anunciou oficialmente os trabalhos, mas, segundo fontes do site norte-americano, a série será escrita por Katie Rose Rogers, responsável por Supergirl e Companheiros de Viagem.
A equipe também contará com Robbie Rogers (de All American e Meu Policial) na produção executiva. Rina Mimoun (de As Garotas do Ônibus) servirá como showrunner enquanto Lee Toland Krieger (de Você e O Mundo Sombrio de Sabrina) ficará na direção.
Como a obra original, a ideia é focar no fascínio pela juventude eterna, mas a série envelopará a narrativa na indústria de beleza atual. Em outra alteração do material base, conforme a publicação, The Grays fará de Dorian e Basil irmãos, e focará na relação entre os dois.
Clássico da literatura gótica
Acusado de imoral e indecente na época de publicação, no fim do século 19, O Retrato de Dorian Gray tem a obsessão estética como tema central. No livro, Dorian se encanta com a visão de mundo hedonista do aristocrata Henry Wotton, que considera a beleza e a satisfação sexual as únicas coisas que importam na vida, e vende sua alma para que apenas um retrato seu envelheça e desapareça, enquanto mantém sua juventude eterna.
Clássico da literatura gótica, a obra já ganhou diversas adaptações ao longo dos anos. No cinema, a versão mais conhecida é a de 1945, com George Sanders, Hurd Hatfield, Donna Reed e Angela Lansbury, que recebeu uma indicação ao Oscar por seu papel como Sibyl. Em 2009, o livro ganhou outra versão nas telonas, com Ben Barnes e Colin Firth.
No Brasil, o romance já foi lançado por diversas editoras, como a Penguin Companhia, Darkside, Record e outras. Ainda não há detalhes sobre o elenco e a previsão de estreia de The Grays.