A Feira do Livro de Porto Alegre abriu a segunda-feira (6) com sol e visitantes na Praça da Alfândega. Novamente, é possível observar as pessoas circulando e comprando livros, sejam lançamentos, sejam exemplares expostos nos balaios. Estudantes de escolas também são vistos pelos corredores.
— Faço parte do Coletivo de Escritores Negros. Estamos lançando nesta edição da Feira do Livro a obra Meu Corpo Negro — Memórias — afirma a escritora Delma Gonçalves, 70 anos.
Acompanhada do marido Antônio Plínio, 72, ela olhava atentamente alguns livros em uma das bancas do evento.
— O pessoal está comprando bem mais do que nos anos anteriores. E os livros sobre negritude estão tendo maior espaço — comentou Delma.
O marido diz que adora ler e visitar a Feira do Livro:
— Ultimamente, compro o livro, levo para casa e começo a ler. Mas acabo pegando no sono — confessa o aposentado.
O aposentado Luiz Kehl estava visitando o evento pela primeira vez neste ano e já tinha se interessado por um livro.
— Não venho todos os anos, mas hoje calhou de ter a possibilidade de vir — conta, mostrando o livro comprado, Cem Anos da Revolução de 1923.
A aposentada Marisa Gonçalves costuma frequentar a Feira do Livro com assiduidade. E também diz adorar o passeio.
— Gosto de garimpar e, dependendo do livro, levo ou não — conta ela.
As vendas estão sendo positivas para os comerciantes. A banca da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) comemora os resultados parciais.
— Vendemos 60 livros apenas no domingo — revela Thamara Costa Pereira, que atende no estande da ARI. — O livro Entrevistas Póstumas — Eles Deixaram as Respostas já vendeu mais de cem exemplares desde o começo da Feira.
Entre as atrações da tarde desta segunda está o encontro com Paula Taitelbaum no ciclo O Autor no Palco. O evento, destinado a alunos do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental, será realizado às 14h no Espaço Petrobras Carlos Urbim.
Outra atividade programada é a oficina de haicai com Laís Chaffe para alunos do Ensino Médio. Será no Espaço Jovem Banrisul Vero, a partir das 15h30min. A programação completa pode ser acessada no site da Feira do Livro.
O evento, que acontece ao ar livre, é gratuito e reúne visitantes da Capital e de outras cidades. As atividades se iniciam diariamente em todos os setores às 10h e se encerram às 20h.