Até 15 de novembro, a 69ª Feira do Livro de Porto Alegre movimenta a Praça da Alfândega. Para celebrar a tradicional festa da literatura da Capital, GZH publica a série Feira da Minha Vida, na qual convida personalidades que contribuem para a cultura do Rio Grande do Sul a compartilhar lembranças de edições que marcaram suas histórias.
André Damasceno, 66 anos, é conhecido humorista e imitador, além de engenheiro civil e professor. Destaca-se por suas diversas imitações de personalidades como Luiz Inácio Lula da Silva, Paulo Sant'Ana, Sílvio Santos, Ruy Carlos Ostermann, Pelé, entre outros. Um de seus personagens mais famosos é o Magro do Bonfa, que se tornou parte do programa Escolinha do Professor Raimundo, de Chico Anysio. O porto-alegrense também participou por mais de uma década do Zorra Total, da TV Globo.
Nesta quarta-feira (1º), o humorista recorda a publicação do livro Sala de Redação: A Divina Comédia do Futebol, de José Coiro e Cléber Grabauska, em 1998, e seu sucesso no evento literário após o lançamento.
— Eu apareço ali no capítulo Um Sala de Redação Atípico. Era um programa que o (Antônio Carlos) Macedo tinha aos domingos, na Rádio Gaúcha, o Pré-Jornada. O (Paulo) Sant'Ana tinha brigado com o (Renato) Marsiglia, discutido, e aí, o Macedo fez uma brincadeira: "Vamos receber aqui o Sant'Ana para falar da briga. E vem o Lauro Quadros também, vem o Ruy Ostermann." Eu imitei como se os três estivessem participando ao vivo do programa. E aí eu comecei a conversar entre eles, e o Macedo entrevistando. Claro que muita gente ali pensou que era o Lauro Quadros ou era o Sant'Ana. Muita gente, claro, tinha visto que era uma brincadeira. Mas foi bem legal. E a primeira vez que eu apareci em um livro foi uma coisa emocionante. Lembro exatamente de acompanhar o sucesso do livro (no evento) — ressalta.
Damasceno conta ainda que sempre esteve atento à Feira do Livro e sua evolução.
— O meu irmão Claudio Damasceno Ferreira Junior também lançou um livro na Feira, em 2010. Ele lançou O Evangelho Segundo O Espiritismo, reescrito para uma linguagem mais fácil, acessível e mais de acordo com o nosso tempo. Foi um livro que vendeu quase 300 mil cópias — afirma.