A atriz Fernanda Montenegro, 91 anos, oficializou candidatura para a Academia Brasileira de Letras (ABL) nesta sexta-feira (6). De acordo com informações do portal G1, a artista se candidatou para a cadeira 17, que era do diplomata Affonso Arinos de Mello Franco, morto em março de 2020.
"Enviamos a carta para a candidatura da cadeira número 17, que pertenceu ao saudoso acadêmico Affonso Arinos", informou a assessoria da artista.
Além de Fernanda, Gilberto Gil também deve concorrer a uma das outras três vagas abertas na instituição. Ao jornal O Globo, a esposa do músico, Flora, revelou que ele foi convidado pelos acadêmicos para se candidatar à vaga de Alfredo Bosi. Mas o cantor e compositor não descarta concorrer também à vaga de Murilo Melo Filho.
O período de inscrição das candidaturas abre oficialmente durante as Sessões da Saudade, que homenageiam os integrantes mortos. A solenidade em tributo a Affonso Arinos ocorreu nesta quinta-feira (5), de forma virtual.
As próximas Sessões da Saudade seguirão o calendário:
- 12 de agosto: homenagem a Murilo Melo Filho (Cadeira nº 20). O jornalista morreu em 27 de maio de 2020;
- 19 de agosto: homenagem a Alfredo Bosi (Cadeira nº 12). O professor e crítico literário morreu em 7 de abril de 2021;
- 26 de agosto, homenagem a Marco Maciel (Cadeira nº 39). O ex-vice-presidente da República morreu em 12 de junho de 2021;
De acordo com informações do jornal O Globo, o processo de eleição para a ABL terá novidades. A partir de agora, a carta de inscrição poderá ser enviada por e-mail, com assinatura digital.
As eleições serão presenciais e ocorrerão, pela primeira vez, no plenário localizado no primeiro andar do prédio da ABL, no Rio de Janeiro (RJ).