O cantor e compositor Gilberto Gil vai concorrer a uma vaga na Academia Brasileira de Letras (ABL). A informação foi confirmada por Flora, sua esposa, ao jornal O Globo. Ao todo, quatro vagas serão abertas na instituição.
Além da vaga do diplomata Affonso Arinos de Mello Franco, morto em 15 de março do ano passado, declarada aberta nesta quinta, outras três candidaturas serão liberadas. As vagas em questão se referem aos postos ocupados anteriormente pelo jornalista Murilo Melo Filho, morto em 27 de maio de 2020; pelo professor Alfredo Bosi, morto em 7 de abril de 2021; e pelo advogado e ex-vice-presidente da República Marco Maciel, morto em 12 de junho deste ano.
Também nesta quinta, a ABL realizou a primeira de quatro sessões virtuais para se despedir e homenagear os integrantes mortos recentemente.
Gil pode se candidatar tanto à vaga de Murilo Melo Filho quanto à de Bosi, disponíveis desde a morte de seus ocupantes, durante o período em que a ABL permaneceu fechada, ao longo da pandemia de covid-19.
A atriz Fernanda Montenegro, os escritores Daniel Mundukuru e Godofredo de Oliveira Neto e o poeta Salgado Maranhão também podem se candidatar às cadeiras vagas na ABL.