Em formato virtual por causa da pandemia do coronavírus, a Feira do Livro de Porto Alegre inicia sua 66ª edição nesta sexta-feira (30). Sem a estrutura na Praça da Alfândega, o público poderá conferir de casa toda a programação.
As atividades serão transmitidas pelo site do evento, pelo canal no YouTube e pelas redes sociais. Além disso, os eventos serão gravados e poderão ser assistidos novamente mais tarde. Não é preciso inscrição prévia e, mesmo a distância, será possível interagir: durante cada encontro, é possível enviar perguntas pelo WhatsApp (51) 99877-9619.
Abaixo, confira os destaques da programação deste feriadão que marca o início da Feira do Livro:
Sexta (30)
19h30min - Quando numa única vida cabem muitas outras
Uma das maiores romancistas de língua espanhola, a chilena Isabel Allende fala sobre sua obra e sobre um mundo com mais liberdade e poesia. Com mediação da jornalista Lúcia Mattos, da escritora Anna Mariano e da professora Regina Kohlrausch.
Sábado (31)
15h - As sintonias da vida e da morte
A escritora espanhola Rosa Montero fala sobre seu livro A Ridícula Ideia de Nunca Mais te Ver (2019), a questão do luto, as reflexões sobre a pandemia e a importância da ciência e das vivências. Mediação de Emir Rossoni e Renata Wolff.
18h - A força da literatura e do real
A escritora e professora Conceição Evaristo aborda os retratos das mulheres reais, solidárias e corajosas do mundo atual presente em sua obra. Mediação de Natalia Borges Polesso e Jeferson Tenório, patrono da Feira do Livro 2020.
19h30min - Uma jornada singular
A escritora portuguesa Inês Pedrosa comenta sua obra. Mediação da ex-patrona da Feira Jane Tutikian.
Domingo (1º)
18h - Sob os olhares do mundo
As escritoras Amara Moira e Eliana Alves Cruz falam sobre literatura, transsexualidade e sexualidade, processos criativos, sociedade e convívio. Mediação do jornalista Vitor Necchi.
19h30min - Um universo de semelhanças, diferenças e tolerância
A missionária da tradição zen-budista Monja Coen conversa com o médium-sacerdote de umbanda Norberto Peixoto sobre a importância do diálogo e da empatia.
Segunda-feira (2)
18h - Você, leitor (oficina)
Ministrada pelo poeta e professor Marcelo Martins Silva, a oficina prática traz indicações de livros e autores para que os participantes desenvolvam o hábito da leitura e aproximem as histórias de suas vidas.
19h30min - Afinal, o que quer uma mulher?
Os psicanalistas Maria Homem e Contardo Calligaris desdobram, desconstroem e iluminam os desafios e as conquistas das mulheres. Mediação da psicanalista Lucia Serrano Pereira.