A 66ª Feira do Livro de Porto Alegre tem tudo para ser uma marco na história do evento. Além de ser a primeira edição virtual – o evento precisou ser repensado em tempos de pandemia –, é também a primeira com um patrono negro.
O romancista Jeferson Tenório foi anunciado ontem como o homenageado deste ano. Ele é autor de O Beijo na Parede (Sulina, 2013), Estela Sem Deus (Zouk, 2018) e do recém-lançado O Avesso da Pele (Companhia das Letras).
Em coletiva de imprensa, Tenório ressaltou a importância da Feira ganhar um perfil mais inclusivo e afirmou que espera ver no mesmo posto também autores indígenas e trans. No entanto, frisou que a escolha não deve ser realizada pelo tom da pele, mas pela qualidade literária:
– Fico muito confortável e feliz porque não fui escolhido patrono pela cor da minha pele. Se for assim, temos que perguntar a todos os outros trinta e tantos patronos se foram escolhidos pela cor da pele. Espero que não. São todos brancos. Fui escolhido pelo meu trabalho como escritor e professor e até mesmo pelas críticas que, às vezes, fiz em relação à Feira.
A escolha de um autor relativamente jovem, com 43 anos e três livros lançados, também chama atenção para quem acompanha a série histórica de patronos. A escolha reflete as mudanças na seleção para o posto implementadas desde a edição passada.
A Câmara Rio-grandense do Livro (CRL), entidade promotora do evento, tomou para si a seleção de patronáveis, escolhendo diretamente o homenageado, sem o usual processo de votação de associados a partir de uma lista. Neste ano, a curadoria da Feira sugeriu o nome do escritor em consonância com a programação, passando por consulta aos patronos e aprovação da CRL.
Na entrevista, Tenório afirmou que seu patronato deverá ficar marcado pelo debate sobre formação de leitores, já que é também educador:
– A Feira não pode ser pensada apenas como um evento comercial, mas também de formação de leitores. Meu papel como patrono está ligado ao incentivo à área do ensino.
Programação
A Feira do Livro de 2020 terá início em 30 de outubro, com transmissão ao vivo de entrevista com a escritora chilena Isabel Allende. Além da abertura oficial, estão marcados mais 36 eventos e três oficinas – todos online.
Mas, antes de começar a agenda principal, a CRL programou três lives de “aquecimento”, como forma de preparar os frequentadores da Feira ao ambiente digital, sempre às terças-
feiras, a partir das 19h30min. A primeira delas será realizada no dia 13 de outubro, com o escritor Eduardo Bueno, o Peninha.
– Serão discussões sobre princípios que pautam nossa curadoria, como história do Brasil e formas de enfrentamento do racismo – explica a jornalista Lu Thomé, que pela primeira vez assume a curadoria do evento.
A programação também contempla temas como valorização da cultura, ciência e sustentabilidade. O português Afonso Cruz, a argentina Ariana Harwicz e Mariana Enríquez, os espanhóis Javier Moro e Rosa Montero e o norte-americano James Green são mais alguns destaques internacionais confirmados. A lista completa de participantes conta com mais de 90 escritores.
Responsável pela programação da área infantil, Sônia Zanchetta afirma que está sendo um grande desafio estabelecer um novo tipo de interação com o milhares de alunos e professores que costumavam frequentar a Praça da Alfândega. Por outro lado, celebra as possibilidades que se abrem com a tecnologia a distância:
– Professores de muito longe estão nos contatando com muito entusiasmo porque poderão pela primeira vez promover o encontro dos alunos com os escritores na Feira.
A diversidade também será contemplada na programação infantil, com a presença de autoras como a paulista Kiusam de Oliveira, que assina livros sobre racismo e direitos humanos, e a carioca Eliane Potiguara, representante da literatura indígena.
– Graças à possibilidade dos encontros online, está sendo viável incluir na programação autoras como Kiusam de Oliveira e Eliane Potiguara, que há muito tempo sonhamos em trazer para Feira – celebrou Sônia.
A programação da 66ª Feira do Livro de Porto Alegre já está inteiramente disponível pelo site feiradolivropoa.com.br. Todos os eventos são gratuitos e não é necessário fazer cadastro para participação.