Depois de mais de seis décadas sendo realizada no centro de Porto Alegre, a Feira do Livro precisou se reinventar em 2020. Assim, em 30 de outubro, a Câmara Rio-Grandense do Livro inaugura uma edição totalmente virtual do evento. Mesmo em outro formato, a feira segue com atrações relevantes, como a escritora chilena Isabel Allende, uma das convidadas da cerimônia de abertura.
Isabel deve ser apenas um dos nomes internacionais que participarão de lives organizadas pelo evento, que tradicionalmente reúne escritores gaúchos, nacionais e internacionais — a programação inicial prevê 80 participantes. Todas as atividades serão transmitidas gratuitamente, sem necessidade de inscrição.
A princípio, serão promovidas duas lives diárias, de 30 de outubro a 15 de novembro, às 18h e às 19h30min. As conversas serão sobre literatura, com um ou dois escritores e um mediador convidado, escolhido de acordo com o tema. Sob o slogan Janelas abertas para a Praça, o manifesto da 66ª edição do evento reitera, ainda, a necessidade da Feira refletir questões sensíveis à sociedade em sua programação.
"O conceito geral foi posicionar o livro no centro de um cenário com diversos temas importantes a serem debatidos: valorização da cultura, diversidade, igualdade, feminismo, antirracismo e pandemia. Assim, mostramos o conhecimento que está nos livros como reflexo do mundo em que estamos vivendo", diz a jornalista Luciana Thomé, responsável pela curadoria da programação, em nota à imprensa.
Os detalhes da programação oficial e paralela da Feira — que inclui lançamentos de livros — serão divulgados em 29 de setembro. Na mesma data, deve ser revelado o nome do novo patrono do evento. Os organizadores ainda apontam que nos dias 13, 20 e 27 de outubro serão promovidos "três eventos de aquecimento" para a Feira do Livro.
Área Infantil
Os desafios devem ser ainda maiores na adaptação da Área Infantil e Juvenil da Feira, que normalmente recebe a visita de milhares de estudantes do Estado. Sônia Zachetta, que atua na coordenação e na programação dos eventos, reflete que é uma vitória o fato de o evento ser realizado diate dos obstáculos da pandemia
“Confiamos em que os professores, bibliotecários e outros mediadores da leitura que costumam visitar a Feira com alunos atuem com o mesmo entusiasmo de sempre, promovendo a leitura prévia de obras dos autores, para que os encontros online, que permitirão a interação entre o público e os convidados, sejam prazerosos e produtivos”, enfatizou em nota.
Neste ano, as escolas não precisarão realizar agendamentos para as atividades, uma vez que não haverá limite físico para a participação. Educadores em busca de mais detalhes sobre o funcionamento do novo formato, no entanto, podem entrar em contato a partir do e-mail leitura@camaradolivro.com.br.
Participarão da programação infantil 20 autores. As lives serão transmitidas às 9h e às 14h em dias úteis. Haverá ainda contações de histórias, a cargo de Bárbara Catarina e Carmen Lima, às 10h30min e às 14h30min. Todas as atividades serão abertas ao público.