A Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) divulgou na manhã desta segunda-feira (19) o balanço da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre. Foi registrado um aumento de 9% nas vendas em relação a 2017. No ano passado, foram vendidos 218.643 exemplares, enquanto em 2018 o total de obras comercializadas chegou a 237.710.
Realizado de 1º de novembro até o último domingo (18), o evento recebeu 1,2 milhão de pessoas – 70 mil por dia. De acordo com a CRL, o número se aproxima da média dos últimos dois anos.
Segundo a Câmara, esta foi uma das feiras com menos chuva nos últimos anos.
A Feira do Livro promoveu este ano 620 sessões de autógrafos, sendo que a CRL aponta que as filas mais extensas foram das seguintes autoras: a youtuber Bel Rodrigues, a budista Monja Coen e a comunicadora Katia Suman.
A programação para o público adulto contou com 230 eventos, a cargo de 494 participantes (entre escritores, palestrantes, convidados e mediadores) e 14.881 espectadores. Já para ao público infantil e juvenil foram realizadas 587 atividades. Participaram dos encontros com autores 363 turmas de escolas de 18 municípios gaúchos e um de Santa Catarina. No total, 9.667 alunos foram agendados, sem contar o público espontâneo.
Os números foram apresentados pelo presidente da CRL, Isatir Bottin Filho, pela coordenadora da Área Infantil e Juvenil e da Área Internacional, Sônia Zanchetta, e pela coordenadora da programação para público adulto, Jussara Rodrigues, no Memorial do Rio Grande do Sul.