Evento que oportuniza a bailarinos do Brasil e de outros países da América Latina se apresentarem para jurados de diferentes partes do mundo e concorrerem a bolsas no Exterior, o 3º FIDPOA — Festival Internacional de Dança de Porto Alegre começa nesta terça-feira (6), às 20h, com a Gala de Abertura.
Participarão deste primeiro espetáculo Rui Cesar Cruz, que integra o Miami City Ballet; Cícero Gomes, primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro; e a companhia Teatro Escola Basileu França, de Goiânia. Já a mostra competitiva será de quarta-feira (7) a sábado (10), com sessões às 13h e às 19h, e no domingo (11), das 9h às 12h. A Gala de Encerramento será também no domingo, às 20h. Todas as apresentações ocorrem no Theatro São Pedro, com ingressos a partir de R$ 30 à venda pelos sites do Festival e do Theatro São Pedro.
— O FIDPOA inverte a lógica e, em vez de levar os talentos da dança para o mundo, traz para cá grandes nomes da dança como jurados para não só selecionar os melhores do festival mas também conceder bolsas e oportunidades nas mais importantes companhias de dança do planeta — explicou a idealizadora e coordenadora-geral Carlla Bublitz no material de divulgação.
Inclusão
O festival é inclusivo para o público, com cota de convites para escolas públicas, ONGs, escolas e instituições públicas de ensino de dança (UFRGS e UERGS). Na abertura, haverá audiodescrição e Libras, com convites para a comunidade surda, pessoas cegas ou de baixa visão. No encerramento, haverá tradução para Libras e convites disponíveis para surdos. Interessados devem enviar e-mail para fidpoainclusao@gmail.com ou entrar em contato pelo WhatsApp (51) 98436-5552.