Quem aproveitou a noite desta quinta-feira (1°) para conhecer o Mirage Circus teve o privilégio de ver um de seus fundadores, o ator Marcos Frota, andar de um lado a outro apertando a mão do público que chegava à estrutura de lona montada ao lado do Beira-Rio para assistir ao espetáculo que abriu a temporada em Porto Alegre.
— Baita circo, né? Eu mesmo me assusto. Mas estou um pouco ansioso para começar — confessou o ator de 66 anos em um dos foyers que levam à plateia, vestindo uma túnica branca, enquanto fazia fotos e abraçava quem ia em direção aos assentos.
Do lado de fora, as luzes brilhando no alto do toldo da estrutura de cerca de 40 mil metros quadrados causou emoção no casal Martim, 65 anos, e Elisa Zabaleta, 62. Eles levaram filhas, genros e netos para a estreia do Mirage na Capital. A aura de ingenuidade do circo, algo que remete à infância, é o que mais os atrai.
— Hoje tudo é tão empacotada, tão programado. E o circo tem espontaneidade — disse Martim.
O espetáculo começou com o picadeiro lotado. Cerca de 20 artistas, homens em trajes sociais e mulheres de salto alto e roupas cintilantes, dançavam debaixo de um jogo de feixes de luz. Até motocicletas giravam em cima do palco, aquecendo o ânimo do público para o que viria em seguida.
Uma atração se seguiu à outra, de forma rápida, com duração de cinco minutos cada: um palhaço em roupas listradas fazendo piadas pueris, um malabarista jogando chapéus para o alto e pegando-os um a um, uma trapezista em vestido rosa se pendurando em um arco e arrancando suspiros ao sobrevoar o picadeiro, uma contorcionista causando surpresa ao colocar o pé na cabeça.
Crianças, adultos e idosos tinham os olhos vidrados — celulares só eram sacados do bolso para registrar o espetáculo. Debaixo de uma lona de circo, um número inocente como tirar um rato do trompete faz as pessoas gargalharem alto. Como se o mundo lá fora tivesse ficado a sós com os problemas.
Até Frota se surpreende.
— Eu também me pergunto. Qual é a maior atração do circo? É o próprio circo e isso serve para qualquer circo — disse o ator, de volta ao foyer, após a primeira hora de espetáculo. — A minha orientação para os artistas é para fazerem um show direcionado às crianças. É isso que faz o circo romper um pouco a barreira do tempo. Se a gente conseguir conversar com as crianças, também vamos encontrar um lugar no coração do adulto. Se você perde a criança, não consegue cativar o adulto.
Não há previsão de quanto tempo o Mirage Circus ficará em Porto Alegre. Quem precisa de algumas horas à revelia, divertindo-se como fazia na infância, pode encontrar no picadeiro um refúgio ideal.
Mirage Circus
- Na Avenida Padre Cacique, ao lado do Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.
- Sessões de terça a domingo, em horários variados (veja a lista completa no site de venda de ingressos)
- Ingressos a partir de R$ 40 disponíveis na plataforma Guichê Web e, de terça a domingo, das 10h às 22h, na bilheteria física do circo
- Sócios do Clube do Assinante têm 50% de desconto para os dias em que o circo funcionará na capital gaúcha