Com 124 atrações ao longo de 34 dias, o Porto Verão Alegre terá uma programação marcada pela diversidade, com gostos para todos os públicos, do infantil ao adulto. A multifacetada e premiada artista gaúcha Deborah Finocchiaro, 56 anos, cristaliza esse intento por meio da variedade de espetáculos que traz para a 24ª edição do festival multicultural — um deles já neste fim de semana. Confira todos os destaques do fíndi ao final do texto.
A artista apresenta neste sábado (14) e domingo (15), às 17h, na Casa de Espetáculos, o Baile das Letrinhas, peça infantil criada a partir de livro homônimo lançado em julho de 2022. Com direção de Júlia Ludwig, o espetáculo propõe uma brincadeira com o alfabeto de forma poética e lúdica. Utilizando elementos simples que se transformam sob o olhar do público, Deborah baila com as letras e as palavras, reconhecendo seus formatos e sonoridades e aproximando-os do universo infantil.
Ela escreveu a obra em meio a uma turnê em 2017, no hotel, após uma apresentação, inspirada em um programa sobre alfabetização. Logo após o lançamento, percebeu que a obra poderia se transformar em uma peça — e preencher a lacuna de espetáculo infantil solo em seu portfólio. Fez algumas modificações e incluiu novos elementos, como objetos, imagens, além de uma trilha sonora com músicas ao vivo, permitindo ainda mais o envolvimento das crianças, que cantam junto.
Conforme Deborah, a obra estimula e exalta a imaginação, o prazer de aprender e o autodesenvolvimento, valorizando o respeito às diferenças e à autenticidade. Ela também conscientiza e provoca uma reflexão sobre a diversidade e a unicidade de cada pessoa — assim como as letrinhas.
— Letras formam palavras por serem diferentes umas das outras. A peça enaltece a importância de cada um ser o que é exatamente como é, aceitar o seu jeito, corpo, cabelo e não ter medo de ser quem é. Isso é tão legal, porque as crianças captam a ideia, e é tão maravilhoso a gente poder contribuir — pontua Deborah.
A artista ressalta que o norte de sua vida, bem como sua motivação para fazer teatro, é a crença na arte como um caminho real de questionamento e transformação. Para a atriz, o teatro permite abordar questões fundamentais, e ela busca dar sua contribuição através dessa arte.
O espetáculo ainda não teve uma estreia oficial, apenas algumas apresentações, e continua em processo de experimentação, como destaca a autora. Mesmo assim, a receptividade tem sido positiva, com crianças das mais diferentes idades envolvidas.
— Acho que é para elas que a gente tem de falar, as crianças. Descobrir como conseguir falar com esse público que está aí no meio desse caos todo da tecnologia — acrescenta.
Mas a contribuição da atriz para o Porto Verão Alegre vai além da peça infantil. Ela preparou também outros espetáculos, para um público mais velho, como Caio em Construção. O espetáculo literomusical, que tem a participação do músico Fernando Sessé, tocando hang (instrumento que lembra um disco voador), ocorre no Instituto Ling na próxima quarta (18) e quinta-feira (19), às 20h. A base do espetáculo que estreou em 2015 são textos do aclamado escritor gaúcho Caio Fernando Abreu, indicados pela irmã do autor.
Os artistas transpõem o universo de Caio para o palco através de crônicas, cartas, contos, poemas, projeções, entrevistas e música ao vivo. O autor escreveu principalmente sobre condição humana e assuntos da alma, questionando valores da sociedade. O roteiro prioriza os textos que abordam a valorização da vida - escritos após o diagnóstico de aids -, apresentando uma face pouco conhecida do autor: um Caio vibrante e solar, ao mesmo tempo consciente da iminência da morte e aceitando a própria finitude, muitas vezes com humor e escárnio. Assim, o espetáculo também busca enaltecer a vida.
A peça serviu de base para o espetáculo teatral Caio do Céu, que já esteve no Porto Verão Alegre. A equipe já viajou o Brasil com as duas peças, porém, Caio em Construção é um formato mais viável e adaptado — ideal para participar do evento, no qual as apresentações ocorrem em sequência e em poucos dias —, sendo mais curto e com um cenário diferente, que exige menos aparatos técnicos e detalhes. O conteúdo é essencialmente o mesmo, com alguns trechos distintos, e busca atingir o público da mesma forma, mantendo a qualidade.
— Quem for lá vai se deliciar, vai tomar um banho de Caio Fernando Abreu e de arte — garante.
Também no Instituto Ling, a artista encerra sua participação no Porto Verão Alegre com o Sarau Voador - Literatura e Improvisos Transcriados, do qual é organizadora ao lado de Roger Lerina. O evento acontece nos dias 25 e 26 de janeiro, às 20h. O sarau itinerante teve início em 2018, com a proposta de escolher um tema, obra ou artista e reunir manifestações artísticas diversas para debatê-lo através de diferentes olhares, com convidados e liberdade criativa. O encontro promove uma construção conjunta com a plateia, como em seu lema: “junta todo mundo que é para o mundo melhorar”. Ao todo, mais de 450 artistas diferentes de todo país já participaram do evento.
Quando foi convidada a levar o sarau para o Porto Verão Alegre 2023, Deborah instantaneamente soube quem seria escolhido da 46ª edição do encontro: o músico e artista Bebeto Alves, falecido em novembro. Um dos grandes expoentes da música popular gaúcha, com mais de 30 discos lançados, Bebeto teve canções gravadas por Ana Carolina, Belchior e Kleiton e Kledir, entre outros. Para a homenagem, os organizadores convidaram os músicos Nelson Coelho de Castro e Gelson Oliveira, parceiros e amigos de Bebeto.
— Vai ser uma edição muito comovente, tenho certeza disso — afirma.
Diversidade
Deborah Finocchiaro traz espetáculos diferentes entre si, mas que têm em comum o cuidado com a qualidade e a intenção de comunicar, beneficiar de alguma forma as pessoas e se aproximar delas, levando amor e carinho em um "mundo carente de humanidade", como aponta a artista. Portanto, o público do Porto Verão Alegre pode esperar emoção e diversão nos espetáculos, com parcerias que se unem para trazer shows ainda melhores.
Ela destaca que é fã do festival, do qual participa desde a criação, e enaltece a revolução que ele promoveu em Porto Alegre ao disponibilizar cultura e teatro em uma época na qual não havia essa opção.
— Faço questão de estar junto no Porto Verão Alegre. Fico feliz de estar participando e de poder oferecer espetáculos que falam de coisas cada vez mais fundamentais, neste momento tão delicado da humanidade que a gente está vivendo — finaliza.
Confira destaques deste fim de semana no Porto Verão Alegre
Os ingressos para os espetáculos custam R$ 40 (inteira). Detalhes sobre a programação e as apresentações estão disponíveis no site do evento.
Baile das Letrinhas - 14 e 15/01, às 17h, na Casa de Espetáculos.
Goela Abaixo ou Por Que Tu Não Bebes? - 14 e 15/01, às 20h, no Teatro de Arena - um dos grandes sucessos da história do teatro gaúcho, há 18 anos em cartaz. Comédia dramática que mostra o embate entre o mestre-cervejeiro e seu funcionário Vanek, em uma cervejaria decadente no leste europeu dos anos 1970. Alternando riso e crítica aos regimes totalitários, a peça usa a metáfora da embriaguez das personagens para falar de opressão e de liberdade.
Maremoto - 14 e 15/01, às 20h, no Teatro Bruno Kiefer - escrito em 1913, por Fernando Pessoa, o texto é apenas referência à encenação do velório de uma mulher anônima, vigiada por outras três, próximo a uma praia não identificada, num tempo indeterminado e sem informações que as revelem ou a relação entre as personagens. A proposta da encenação transfere este argumento para um show musical teatralizado com a multiartista Valéria Barcellos, músicos e inclusão de vídeoarte.
O Anexo Secreto - Adaptação do Diário de Anne Frank - 14 e 15/01, às 20h, no CHC Santa Casa - a família Frank parte da Alemanha em direção à Holanda para fugir do nazismo, mas são obrigados a confinarem-se no Anexo Secreto para sobreviver. A privação de liberdade leva a uma perda de identidade, na qual residem os conflitos e reflexões de uma menina em plena puberdade.
Beatles em Concerto - 14/01, às 20h, no Instituto Ling - através dos arranjos de Daniel Wolf, se utiliza da linguagem erudita para tocar a música dos Beatles. Uma releitura e uma visita a este universo pelo simples prazer de se fazer boa música.
Nugget People - 14/01, às 20h, no Teatro do Sesc em Porto Alegre - os primos Dig e Thom Verardi se reúnem para uma noite de Nugget People. O espetáculo de comédia e música é uma grande sátira à sociedade porto-alegrense, unindo stand-up, números com personagens - alguns deles já conhecidos nas redes sociais da página de humor @Malhassaum - e canções autorais ao vivo.
Milhões Contra Um - 14 e 15/01, às 20h30min, na Sala Carlos Carvalho - um dos grandes destaques teatrais de 2019 mantém o frescor do seu discurso neste momento de transformações no panorama social e cultural brasileiro. Mostra uma mulher que, portando uma bomba, escolhe um homem, figura representativa de poder, para possivelmente morrer com ela, dando-lhe 50 minutos para ouvi-la e tentar sobreviver. Cria-se um embate que questiona as condições sociais e de gênero. Quantas bombas precisam cair sobre as nossas cabeças para finalmente acordarmos?
Humor à Milanesa - Uma Comédia que Dá Samba - 15/01, às 20h, no Bar do Nito - cinco textos cômicos e três atores que se desdobram em diversos personagens. O espetáculo é representado num formato de arena com o bar em pleno funcionamento. Tudo isso embalado pelos clássicos de Adoniran Barbosa com execução ao vivo. Comédia, música e cerveja gelada levam o público a uma experiência divertida e inusitada.