Um coro de gargalhadas vai ecoar por todos os cantos do Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685) nestas segunda (9) e terça-feira (10). Mas não, não se trata de nenhum show diferentão que explora as sonoridades do riso. Ele virá das quase 10 mil pessoas que, divididas em três sessões — segunda, às 20h, e terça, às 20h e às 22h30min —, devem lotar a casa de espetáculos para celebrar os três anos do Poa Comedy Club, primeiro clube de comédia de Porto Alegre.
Os responsáveis por arrancar as risadas do público serão os humoristas Afonso Padilha, Thiago Ventura e Nando Viana, que é gaúcho. Os três estão entre os nomes de maior destaque da comédia stand-up no país e figuram em programas de televisão e especiais no streaming, mas não somente por isso foram escalados como atrações principais das duas noites: são também sócios do empreendimento porto-alegrense.
O aniversariante da vez é fruto de um sonho de Ventura e do empresário gaúcho Luciano Barth, proprietário da Artistaria, produtora especializada no gerenciamento da carreira de comediantes. Em 2018, os dois, que acabaram ficando amigos através do trabalho de Barth no ramo, chamaram Afonso e Nando para a roda, propondo uma sociedade para que abrissem em Porto Alegre o primeiro espaço destinado a shows de comédia da cidade.
Eles toparam e a obra teve início, mas nem tudo foi motivo para dar risada: a grana apertou. Foi aí que entrou na parada Alexandre Fetter, comunicador da Rede Atlântida e, então, também quinto sócio do Poa Comedy Club.
Dada a inauguração no número 1.454 da Rua 24 de Outubro, em maio de 2019, a aceitação foi imediata, e o espaço recebeu alguns dos principais nomes do humor brasileiro, entrando para o hall de locais mais badalados da cidade — por isso, é até difícil assimilar que ele "só" tem três anos de existência. O sucesso já era projetado pelos sócios. Afinal, só embarcaram no empreendimento porque sabiam que a capital gaúcha estava carente de uma casa neste formato, que já reunia multidões pelo Brasil.
— Quando a gente abriu o Comedy, era um sonho meu e do Ventura de fazer diferença na história da comédia nos próximos 10 anos. A gente sabia da força da comédia, sabíamos o que já tínhamos realizado e sabíamos da responsabilidade que era ser os primeiros de Porto Alegre, mas também sabíamos que isso poderia nos gerar um buzz muito bom. As coisas foram acontecendo dentro do que a gente esperava — relata Luciano Barth.
Só que aí veio a pandemia. O espaço precisou fechar as portas para o público durante cerca de um ano, operando somente via delivery de comida. Depois, reabriu com capacidade e horário reduzidos. Agora, com a crise sanitária mais bem controlada, ensaia um retorno à normalidade de casa cheia experimentada antes do início da emergência em saúde — porém, segundo Barth, a passos tímidos.
Ainda assim, a ambição do quinteto é grande. O plano é espalhar comedy clubs pelo interior do Estado e até em outras cidades do país, em um esquema de franquias inspiradas na matriz sediada em Porto Alegre. O projeto deve começar a sair do papel ainda neste ano.
Se depender somente da ânsia do público pelo humor, tem tudo para dar certo. Das três sessões no Araújo Vianna, duas já estão lotadas, enquanto a terceira tinha poucos lugares disponíveis até o fechamento da reportagem. Faz sentido, porque, cá entre nós, nunca se precisou tanto dar boas risadas.
— Quem entra no nosso comedy club e vivencia a nossa experiência sai daqui um pouquinho melhor. É o que vamos levar para o Araújo — promete Barth.
Três anos do Poa Comedy Club
- Segunda (9), às 20h, e terça (10), às 20h e às 22h30min, no Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685), em Porto Alegre
- As duas primeiras sessões estão esgotadas. Ingressos para a sessão de terça, às 22h30min, a partir de R$ 50 (categoria solidária, mediante doação de 1kg de alimento não perecível), disponíveis na plataforma Sympla