Mickey, Minnie, Pateta e Pato Donald estão de volta a Porto Alegre para uma nova temporada do Disney On Ice, depois de dois anos sem calçar os patins para encontrar o público gaúcho, por conta da pandemia. O novo espetáculo de patinação da companhia, batizado de Descobrindo Aventuras, estreia nesta terça-feira (24), no Gigantinho, e fica em cartaz até domingo (29).
Como já é tradicional, o evento tem início com os personagens clássicos da turma do Mickey dando boas-vindas ao público. Depois, a plateia pode conferir apresentações de cinco produções do conglomerado de entretenimento: A Pequena Sereia, Moana, Enrolados, A Bela e a Fera e Frozen, que ao lado de Moana costuma ser o número mais aguardado — segundo Mario Castro, único brasileiro no elenco de patinadores, o público vai à loucura quando começa a tocar Let It Go, música de Frozen, e quando a dupla Moana e Maui adentra a pista.
Desde as histórias mais longevas, como A Pequena Sereia e A Bela e a Fera, até as recentes — Moana e Frozen, por exemplo —, todo mundo deve ter a memória afetiva acionada em algum momento da atração, aposta o brasileiro. Isso porque, conforme ele explica, o espetáculo já é pensado com o intuito de contemplar a todos: uma vez que na plateia a mistura de gerações é visível, no palco personagens da nova leva de histórias da Disney também dividem espaço com os protagonistas de grandes clássicos que marcaram a infância daqueles presentes que já passaram dos 30 há algum tempo.
— Em todos os espetáculos, acho que você precisa de um número de abertura muito bom, para conseguir cativar a plateia já nos seus primeiros minutos. E o nosso número de abertura é muito bom. Mas cada momento vai despertar uma reação diferente da plateia. É um evento para todas as idades, porque os pais se identificam com algumas histórias, e os filhos, com outras — comenta Castro.
E com mais de 20 anos de Disney On Ice em Porto Alegre — esta será a 23ª edição na cidade —, não é de se estranhar que o espetáculo já tenha virado uma espécie de tradição familiar para algumas pessoas. Há quem tenha ido assistir à turma da Disney patinar quando pequeno e agora dê continuidade ao ritual, levando as novas gerações da família. É o que conta Luciano Miron, gerente de projetos da Opus Entretenimento, que divide a produção com a Feld Entertainment na turnê que passará ainda por Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.
— Uma das alegrias que a gente tem é estar ali no Gigantinho, em qualquer edição de Disney On Ice, e ver chegarem os avós com os netos, os pais com os filhos. Existem pais que assistiram lá no final dos anos 1990 e estão levado seus filhos agora. É muito democrático e muito bonito — diz o produtor, que também se tornou pai recentemente. — Foi aí que comecei a me dar conta de que temos poucas opções de entretenimento para a família inteira. Existem shows para pessoas mais velhas e mais jovens, mas não para a família inteira. Isso também faz com que o Disney On Ice seja um sucesso há tanto tempo — avalia.
Outro fator para a longevidade do espetáculo, opina Castro, vem das próprias histórias criadas pela Disney. São narrativas que, apesar de voltadas ao público infantil, difundem mensagens capazes de fazer sentido a qualquer pessoa, em qualquer época. Por exemplo, sobre acreditar nos próprios sonhos, algo que o patinador brasileiro levou ao pé da letra.
O artista conta que fez seu primeiro teste para o Disney On Ice em 1993 e não foi aprovado, mas seguiu tentando. No ano seguinte, ingressou no corpo de patinadores, sendo hoje um dos mais antigos do elenco.
— O mais importante é você nunca desistir dos seus sonhos. Pode ser o sonho mais impossível, mas sempre acredite e continue trabalhando e se aprimorando em função dele. É a mensagem das histórias da Disney e foi o que eu fiz para entrar na companhia, e consegui — compara.
De lá para cá, foram mais de 80 países visitados com os espetáculos sobre o gelo e inúmeros personagens interpretados. Mesmo próximo de completar 60 anos, o ritmo do artista só cessou durante a pandemia, período que passou em Gramado, na Serra, trabalhando como ator em atrações temáticas.
Agora, a apresentação em Porto Alegre marca também a volta do brasileiro ao Disney On Ice — ele não esteve na turnê anterior de Descobrindo Aventuras, pela Europa —, depois de longos dois anos longe da turma do Mickey. Um período cheio de incertezas, mas que, para ele, também tem tudo a ver com a mensagem que o espetáculo deste seu retorno almeja passar:
— Mesmo nesse tempo parado, em que fiquei dois anos sem fazer o espetáculo, nunca perdi a esperança de voltar. E mesmo escutando de algumas pessoas que talvez eu não tivesse mais idade para voltar, nunca desisti.
"Disney On Ice — Descobrindo Aventuras"
- Desta terça (24) a domingo (29), no Gigantinho (Padre Cacique, 891), em Porto Alegre.
- Sessões terça, quarta e quinta-feira, às 19h30min. Sexta, às 15h30min e 19h30min. Sábado, às 11h (sessão com audiodescrição), 15h e 19h. Domingo, às 10h, 14h e 18h.
- Ingressos inteiros de R$ 50 (arquibancada) a R$ 270 (cadeira vip pista), disponíveis na plataforma Uhuu, com taxas.
- Há desconto de 50% sob o valor inteiro para sócios do Clube do Assinante na estreia, limitado a cem ingressos, e de 20% nas demais sessões, limitado a cem ingressos por sessão.