Parece ficção, mas os novos episódios de Stranger Things realmente estão chegando. O lançamento do primeiro volume da quarta temporada pela Netflix ocorre nesta sexta-feira (27) — a segunda parte será lançada em 1º de julho. Porém, muito tempo se passou desde a última aventura da galerinha — foram, praticamente, três anos.
Por isso, muita coisa acabou sendo esquecida pelos fãs. Mas não se preocupe, além da série não exigir tanto assim da memória neste retorno, vamos tentar te ajudar a lembrar de momentos importantes que terão ligação com os novos episódios — sim, GZH já assistiu (mas não tem nada de spoiler no texto).
Confira abaixo o que você precisa lembrar antes de embarcar em Stranger Things 4 — partindo do princípio de que todo mundo se recorde do básico: crianças inquietas (uma delas com superpoderes), anos 1980, planos maléficos de controle por parte do governo e monstros que surgem de um mundo "invertido" abaixo de uma cidadezinha norte-americana chamada Hawkins.
Hopper está morto, mas passa bem
Na verdade, ele está comendo o pão que o diabo amassou na mão dos soviéticos. Porém, está vivo, ao contrário do que os personagens da série pensam — e isso não é spoiler, já que foi divulgado com bastante intensidade nos materiais da série. O xerife de Hawkins se sacrificou no final da terceira temporada para destruir a máquina que abria o portal para o Mundo Invertido. No entanto, ao invés de morrer, ele foi parar na União Soviética, sendo tratado e torturado como inimigo — já que a série se passa no meio da Guerra Fria. Agora, a questão que fica é: como ele vai voltar para Joyce e Eleven?
Turminha dividida
Com a "morte" de Hopper e com os monstros que insistem em aterrorizar Hawkins, os amigos tiveram que se separar. Eleven, que havia sido adotada pelo xerife, foi morar com os Byers. A mãe dos Byers, Joyce, por sua vez, decidiu que Hawkins não era um lugar muito seguro depois de quase perder os seus filhos para monstros interdimensionais e decide ir com a família para a Califórnia. A partir disso, os perigos terão que ser enfrentados por dois núcleos distintos. Assim, na nova temporada, Eleven, Will e Jonathan estão na Califórnia — com Mike indo visitar o grupo —, enquanto Dustin, Lucas, Max, Nancy, Robin e Steve ficam em Hawkins.
Eleven sem poderes
No final da terceira temporada, durante a Batalha de Starcourt, a Eleven deu tudo de si pra derrotar o Devorador de Mentes. Resultado: ficou sem poderes. E, com a nova ameaça chegando, a super-heroína da turminha não vai poder ajudar — pelo menos, não como ela estava acostumada. Dessa forma, os amigos vão ter que encontrar uma nova maneira de lidar com os problemas, sem os poderes da protagonista e, ainda, com a distância entre eles. Vários desafios neste quarto ano, hein?!
Billy e Max
Na batalha final da terceira temporada de Stranger Things, Billy, o irmão emprestado de Max, acabou se sacrificando para salvar Eleven e os amiguinhos. Ele foi morto de maneira até que bem brutal pelo Devorador de Mentes, mas isso foi essencial para que os protagonistas conseguissem derrotar o monstrão. O sacrifício de Billy, porém, seguirá reverberando nos novos episódios e, com isso, Max ganha muito mais destaque — e vale lembrar, também, que a menina estava namorando Lucas no ano anterior.
Outras crianças numeradas
Um episódio que dividiu opinião dos fãs de Stranger Things foi o sétimo da segunda temporada, em que Eleven encontra com a sua irmã de laboratório. O arco não chegou a ser resgatado no ano seguinte, mas, na quarta temporada, é interessante ter em mente que outras crianças também passaram pelo mesmo processo que a protagonista — já que ela é a número 11, fica subentendido que, pelo menos, outras 10 vieram antes dela.
Demogorgon
No final do terceiro ano, descobre-se que os soviéticos mantêm um demogorgon guardado em um gulag (campo de trabalho forçado). Não se sabe como eles capturaram a criatura nem como pretendem usá-la. Porém, é interessante relembrar que as criaturas do Mundo Invertido dependem de uma conexão mental com o Devorador de Mentes para existir entre os humanos. Mas se o portal foi realmente fechado por Hopper e Joyce, como aquele demogorgon está vivo? Essa questão — e, talvez, até o bicho — pode ser importante para a nova ameaça que está pairando por Hawkins.