Pela primeira vez com programação inteiramente gratuita, o Porto Alegre em Cena dá a largada de sua 28ª edição nesta terça-feira (19). Até o dia 31, ocuparão a cidade espetáculos, intervenções urbanas e outras atividades. Dividindo-se entre o digital e o presencial, o enfoque nas artes cênicas compartilha espaço com as artes visuais.
Confira alguns dos destaques da grade. Dos espetáculos presenciais que exigem retirada de senhas na plataforma Sympla, até o fechamento deste texto, ainda havia disponibilidade para Fantasmagoria nº 2 – os demais estão esgotados. Veja outras informações no site.
Artes visuais
Reconhecido artista do Estado, Xadalu Tupã Jekupé leva a mostra Jardim Guarani ao Foyer Nobre do Theatro São Pedro (diariamente, exceto segunda-feira, até dia 31/10, das 14h às 19h), além de agir diretamente no cenário da Capital com Nhe ‘ery – Existe uma Cidade Sobre Nós, intervenção que estará exposta pelas ruas da Capital.
Já Entidades, instalação criada por Jaider Esbell, colocará cobras infláveis no Espelho d’Água do Parque da Redenção. Não é necessário reservar senhas para estas atrações.
Altamira 2042
Idealizada pela atriz Gabriela Carneiro da Cunha, baseada em texto da jornalista Eliane Brum, a instalação performativa Altamira 2042 será apresentada na Sala Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana (de 25 a 28/10, às 20h). A atração aborda as vozes do rio Xingu e a barragem de Belo Monte, trazendo uma experiência imersiva. A partir de material com sons e imagens, Gabriela também articula com o público os diferentes momentos do trabalho e as perspectivas das vozes silenciadas.
A Arma É Parte do Corpo
Criado pelo brasileiro Pedro Granato e pela israelense Ruthie Osterman, A Arma É Parte do Corpo (dias 24 e 31/10, às 11h) mostra ambos os artistas trocando experiências diretamente de São Paulo e Liverpool, no Reino Unido. Em cena, questionam como a violência moldou suas trajetórias, compartilhando histórias pessoais sobre poder, guerra e conquistas.
O espetáculo faz parte da programação do Ponto de Encontro e será transmitida no canal do Em Cena no YouTube e no Cubo Play.
Metaverse
Destaque internacional, a videoinstalação Metaverse: Estamos no Fim de Algo, do coletivo Keiken, do Reino Unido, será projetada no ambiente da Fábrica do Futuro (de 21 a 27/10, às 17h, 18h e 19h), no bairro Floresta. Criada como mecanismo de um jogo e ambientada em um mundo imaginário, ela estabelece diálogo entre os eventos presentes e futuros no pós-covid-19, explorando as relações digitais, a realidade virtual e a internet.
Fantasmagoria n° 2
O diretor Felipe Hirsch e o coletivo Ultralíricos voltam ao Theatro São Pedro com Fantasmagoria nº 2 (dias 29 e 30/10, às 21h, e 31/10, às 18h), atração que consiste em dois atos de um trabalho que estreará em 2022, como parte de uma pesquisa desenvolvida desde 2019 sobre fantasmagorias, réquiens e renascimentos de manifestações artísticas no espaço cênico. Com presença de artistas locais, o espetáculo tem desenho de luz de Beto Bruel e músicas compostas pelo gaúcho Arthur de Faria.
Latino-americanos
Como as Coisas Chegaram Aqui (de 28 a 30/10, às 18h e 21h) traz o argentino Iván Haidar contracenando com sua versão virtual na Galeria La Photo. Já o Teatro Bruno Kiefer recebe Infinitos (23 e 24/10, às 20h), de Carmen Gil, da companhia colombiana La Quinta del Lobo, em residência artística com as gaúchas Sandra e Miriã Possani, uma experiência interativa em que o público colabora com a criação dos textos da peça. Estas atrações presenciais estão com ingressos esgotados, mas é possível assistir ao espetáculo virtual Ela e os Porcos (de 20 a 22/10, às 20h) no canal do Em Cena no YouTube. Escrita pelo dramaturgo Leonardo González a partir do romance Amuleto (1999), do chileno Roberto Bolaño, a peça com a atriz Francisca Traslaviña se passa em uma escola em um país sob ditadura militar.