Porto Alegre recebeu mais uma intervenção artística do 27º Porto Alegre Em Cena neste domingo (25). Após Pegadas no Ar, que ficou exposta no viaduto Otávio Rocha nesta sexta-feira (23), foi a vez de um caminhão perambular pela cidade com dois atores mascarados pelas ruas da cidade.
A ação começou no início da Rua dos Andradas e seguiu até o bairro Moinhos de Vento.
– A ideia nasceu no auge da pandemia, quando todo mundo estava em isolamento. Um dos objetivos é fazer com que a arte passe por nossos olhos, pelas nossas janelas – explica Laura Leão, do Porto Alegre em Cena.
A intervenção, criada pela arquiteta e cenógrafa Yara Balboni, foi intitulada de Oásis Urbano. Os personagens usavam máscaras expressivas, com traços simpáticos, estavam rodeados de plantas e também brincavam com um catavento.
– Esse trabalho também explora a ideia de onde queremos estar depois que a pandemia passar – diz Laura.
Próximo do caminhão, ciclistas acompanhavam o passeio com bandeira do Porto Alegre Em Cena. Após um final de semana repleto de carros embandeirados de candidatos a vereador e prefeito desfilando pelo Centro Histórico, a travessia rápida do Oásis Urbana passou muitas vezes despercebida ou ignorada pelos transeuntes. Na Praça Brigadeiro Sampaio, por exemplo, foram raros os que miraram por alguns segundos em direção ao caminhão.
– Minhas impressões sobre hoje foram as melhores. A gente conseguiu fazer bem o que queríamos, que era criar essa atmosfera de praça, de oásis urbano, dentro dessa loucura toda que estamos vivendo – avaliou Yara Balboni.
A cenógrafa afirmou que novas surpresas devem ganhar a cidade em breve:
– A intervenção foi criada exclusivamente para o Em Cena, mas faz parte do projeto Respiro Urbano, que em breve vai aparecer com outras ações por aí.
A apresentação foi transmitida pelas redes sociais. O 27º Porto Alegre Em Cena se estende até o dia 31 de outubro. Em função da pandemia, os espetáculos estão sendo transmitidos pela internet, por meio de diferentes plataformas.