Poucas horas antes de subir ao palco para a primeira sessão em Porto Alegre do espetáculo O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu, dentro da programação do 24º Porto Alegre Em Cena, a atriz Renata Carvalho declarou:
– Essa transfobia, esse ódio eu sofro todos os dias. Eu já sabia, já conheço. Esse preconceito está sobre meu cangote 24 horas por dia.
O trabalho, que levantou polêmica por apresentar Jesus na pele de uma travesti, será apresentado nesta quinta e sexta no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana. Um advogado chegou a acionar a Justiça para tentar proibir as sessões na Capital, mas a Justiça indeferiu a liminar duas vezes. A organização do Porto Alegre Em Cena contratou oito seguranças para trabalhar na Casa de Cultura durante a apresentação.
Devido ao grande número de solicitações de entrevistas, Renata e a diretora Natalia Mallo receberam a imprensa na noite desta quinta no Teatro Bruno Kiefer. Natalia afirma que vê um lado positivo no debate que está sendo levantado em torno da montagem:
- A gente sabia que estava mexendo em temas delicados e controversos. Então, esperávamos, sim, alguma polêmica. De fato, já na estreia do espetáculo, no Festival de Londrina, teve (protestos). Mas a gente não esperava um cancelamento por decisão judicial, como o que ocorreu em Jundiaí.
Essa transfobia, esse ódio eu sofro todos os dias. Esse preconceito está sobre meu cangote 24 horas por dia.
Renata Carvalho
Atriz, estrela de "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu
A diretora declara que a peça já era um sucesso de público antes do cancelamento na cidade paulista e que tem encontrado salas de teatro lotadas:
- Claro que (a polêmica) está dando a conhecer (a peça), começa a aumentar ainda mais a procura, mas a gente não se alimenta da polêmica, não a estimulamos. A gente acaba inclusive indo no caminho oposto em nossa comunicação, sempre baixando o tom e propondo a escuta. Fazemos um convite ao diálogo.
Renata acrescenta:
- Para cada ataque, tem 10, 20, 30 mensagens apoio. Nosso coração transborda com tanto carinho.