A apresentação do espetáculo O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu, que deveria ocorrer nesta sexta-feira (15), no Sesc Jundiaí (SP), foi cancelada por decisão judicial devido ao seu conteúdo. Em liminar concedida pelo juiz Luiz Antonio Campos Junior, a peça é considerada "atentatória à dignidade da fé cristã, na qual JESUS CRISTO não é uma imagem e muito menos um objetivo de adoração apenas, mas sim O FILHO DE DEUS" (os grifos são do juiz).
O monólogo, estrelado pela atriz trans Renata Carvalho , tem sessões agendadas para 21 e 22 setembro, às 22h, na Pinacoteca Ruben Berta, em Porto Alegre. A montagem integra a programação do festival Porto Alegre em Cena.
Leia também:
"Queermuseu": MP reforça que não há crime de pedofilia na exposição
Justiça nega liminar que pedia reabertura de exposição
"Queermuseu": quais são e o que representam as obras
Em página do Facebook, os organizadores da peça classificaram o texto da liminar como "um tratado de fundamentalismo e preconceito". O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu recria a história de Jesus como uma transexual, e foi escrita pela autora trans inglesa Jo Clifford. O monólogo foi um modo da dramaturga lidar com sua religião quando decidiu mudar de sexo em 2006, aos 56 anos.
Segundo a Revista Bravo, o pedido de cancelamento partiu de uma advogada de Jundiaí, que entrou na Justiça com o argumento de que a peça constitui um "crime contra o sentimento religioso".