Nosso Sonho, aguardada cinebiografia da dupla Claudinho e Buchecha, estreou na quinta-feira (21) nos cinemas brasileiros. Os músicos são interpretados pelos jovens atores Lucas Koka Penteado (Claudinho) e Juan Paiva (Buchecha). Os dois vêm recebendo elogios pela atuação no filme.
Inicialmente, porém, os papéis dos atores seriam invertidos: Lucas, por conta da semelhança física, foi escalado para interpretar Buchecha, enquanto Juan representaria Claudinho. Foi Claucirlei Jovêncio de Souza, o Buchecha da vida real, quem sugeriu a troca dos personagens.
— Quando vi o Lucas falando absurdamente, mexendo em tudo, eu percebi que ele tinha a alma do Claudinho — contou Buchecha, em entrevista a GZH. — Ele podia ter traços físicos parecidos com os meus, mas a energia era a do Claudinho. Aquele jeito inquieto, bagunceiro e mais descompromissado. Já o Juan é muito mais na dele, mais introvertido. Era um retrato fidedigno de como éramos eu e Claudinho.
O diretor Eduardo Albergaria acatou a sugestão de Buchecha e decidiu inverter os papéis dos dois atores.
— Talvez tenha sido a decisão mais importante que eu já tomei no processo de construção de um filme — disse ele a GZH. — Eu olhava para o Lucas e o Juan representando e alguma coisa me incomodava. Era um esforço danado para o Lucas representar o Buchecha, um esforço danado para o Juan representar o Claudinho. Quando eles simplesmente paravam de representar, eles já eram o que eu queria.
Quem é Lucas Penteado
O rosto de Lucas Penteado começou a aparecer na mídia em meados de 2016, quando ele era estudante, por conta da participação no movimento de ocupação de escolas públicas que tomou conta do país naquele ano. À época, Penteado era presidente do grêmio estudantil de uma instituição da capital paulista, onde nasceu, e foi um dos protagonistas do premiado documentário Espero Tua (Re)volta, do Globoplay, que mostra os bastidores das ocupações.
Naquela época, Lucas também começou a ganhar notoriedade na cena da poesia slam, contabilizando vitórias em competições do gênero. O primeiro trabalho de atuação dele na televisão foi em 2017, na aclamada Malhação - Viva a Diferença. O ator interpretou Fio, um MC e dançarino de funk. Dois anos depois, tornou-se um dos apresentadores do programa NBA Freestyle, sobre basquete, na Band.
Mas o que tornou o rosto de Penteado verdadeiramente conhecido no país foi a sua participação no Big Brother Brasil 21, como integrante do grupo Camarote, formado por famosos. O ator teve uma passagem polêmica pelo reality e acabou desistindo na primeira semana. Entre os momentos mais marcantes da passagem de Penteado pelo BBB 21 estão o desentendimento dele com Kerline, Karol Conká e Projota, e o beijo que deu em Gil do Vigor.
Após a saída do BBB, o ator também se envolveu em algumas polêmicas na vida pessoal, sendo acusado de agressão e cárcere privado pela ex-namorada. O inquérito que investigava o caso acabou sendo arquivado posteriormente.
No ano passado, Penteado voltou às telas como protagonista do filme Barba, Cabelo & Bigode, da Netflix. Já o papel em Nosso Sonho veio após uma indicação de Lázaro Ramos, que elogiou o trabalho dele para o diretor da cinebiografia.
Quem é Juan Paiva
Nascido na favela do Vidigal, no Rio de Janeiro, Juan Paiva começou a atuar no projeto social Nós do Morro, responsável por formar atores como Babu Santana, Thiago Martins, Roberta Rodrigues, Marcello Melo Jr. e Jonathan Azevedo. Aos 10 anos, o ator integrou o elenco do filme 5x Favela - Agora por nós mesmos, de 2010.
A estreia dele na televisão ocorreu em 2015, na novela Totalmente Demais, da Globo. Paiva se destacou dando vida ao personagem Wesley, um garoto que fica paraplégico e tem dificuldade de lidar com a deficiência.
Em 2017, ele integrou o elenco de Malhação - Viva a Diferença (a mesma que Lucas Penteado) como o personagem Anderson, um jovem que trabalhava como motoboy e tinha o sonho de seguir carreira como DJ. Ele voltou ao papel no spin-off As Five, do Globoplay.
A estreia no horário nobre da Globo ocorreu em 2021, na novela Um Lugar ao Sol. Juan interpretou o complexo Ravi, irmão adotivo do protagonista vivido por Cauã Reymond. O personagem estava designado a ocupar um lugar secundário na trama, mas acabou ganhando destaque. O papel rendeu elogios ao ator.
Em 2020, Juan também foi aclamado pela atuação no filme M8 - Quando a morte socorre a vida, do qual foi protagonista. Ele interpreta um jovem que começa a estudar Medicina em uma renomada universidade e fica transtornado ao perceber que todos os cadáveres das aulas de anatomia são negros. O trabalho rendeu a ele o prêmio de melhor ator nacional, por voto popular, no Festival Sesc Melhores Filmes.
O ator é pai de Analice, 10 anos. Ele e a companheira, Luana, tiveram a menina aos 16 anos.