Presente nas telonas desde 2006, quando trabalhou como atriz no filme de comédia dramática LOL, Greta Gerwig é diretora do longa Barbie, estreia desta quinta-feira (20) nos cinemas, e foi a quinta mulher na história a ser indicada ao Oscar de melhor direção.
Após a estreia em um pequeno papel, ela passou a integrar a cena independente do cinema. Em 2010, a atriz foi destaque interpretando Florence na produção O Solteirão, em que ela trabalhou com o diretor Noah Baumbach, com quem é casada e tem dois filhos. Greta protagonizou o longa junto com Ben Stiller.
Greta ainda atuou em O Prato e a Colher (2011), Para Roma, com Amor (2012), de Woody Allen, Lola contra o mundo (2012) e Frances Ha (2012), no qual estreou como coroteirista, além de interpretar o papel principal.
Em 2015, ela também atuou como roteirista do longa Misstress America, ao lado de Baumbach. Greta protagonizou a obra, dirigida pelo marido dela.
Após escrever o roteiro de Lady Bird (2017), a artista decidiu dirigir pela primeira vez. O filme recebeu cinco indicações ao Oscar: melhor filme, atriz (Saoirse Ronan), atriz coadjuvante (Laurie Metcalf), direção e roteiro original. Assim, ela se tornou a quinta mulher a disputar a estatueta como diretora. Atualmente, sete mulheres receberam a nomeação na mesma categoria. A última foi Jane Campion, vencedora por Ataque dos Cães (2022), mas que já havia sido indicada por O Piano (1994).
Em 2019, Greta dirigiu o filme Adoráveis Mulheres, uma adaptação do livro de mesmo nome, com Saoirse Ronan, Emma Watson, Florence Pugh e Meryl Streep no elenco. A obra concorreu a seis prêmios no Oscar, incluindo melhor filme e roteiro adaptado, e acabou levando a estatueta pelo figurino.
Nos últimos anos, a cineasta esteve mergulhado no ambicioso projeto de Barbie, que gerou comoção entre os fãs e uma guerra de combos nos cinemas e outros produtos relacionados à boneca da Mattel. Em entrevista recente, Margot Robbie, protagonista e produtora do longa, comentou ter ficado surpresa de que a empresa tenha permitido que elas fizessem o filme.
Greta também é uma das roteiristas de Branca de Neve e os Sete Anões, live action da Disney com previsão de estreia para 2024 e que terá Rachel Zegler como protagonista. Além disso, a cineasta irá dirigir dois longas da franquia As Crônicas de Nárnia para a Netflix.