Cinema

Sucesso nas telonas
Notícia

Relembre a carreira de Greta Gerwig, diretora de "Barbie" indicada ao Oscar

Cineasta recebeu indicação pelo primeiro filme que dirigiu, após trabalhar como atriz em diversos longas

GZH

JUSTIN TALLIS / AFP
Greta Gerwig na estreia europeia do filme "Barbie", em 12 de julho em Londres. Cineasta foi indicada ao Oscar por "Lady Bird" (2017)

Presente nas telonas desde 2006, quando trabalhou como atriz no filme de comédia dramática LOL, Greta Gerwig é diretora do longa Barbie, estreia desta quinta-feira (20) nos cinemas, e foi a quinta mulher na história a ser indicada ao Oscar de melhor direção.

Após a estreia em um pequeno papel, ela passou a integrar a cena independente do cinema. Em 2010, a atriz foi destaque interpretando Florence na produção O Solteirão, em que ela trabalhou com o diretor Noah Baumbach, com quem é casada e tem dois filhos. Greta protagonizou o longa junto com Ben Stiller.

Greta ainda atuou em O Prato e a Colher (2011), Para Roma, com Amor (2012), de Woody Allen, Lola contra o mundo (2012) e Frances Ha (2012), no qual estreou como coroteirista, além de interpretar o papel principal.

Em 2015, ela também atuou como roteirista do longa Misstress America, ao lado de Baumbach. Greta protagonizou a obra, dirigida pelo marido dela.

Após escrever o roteiro de Lady Bird (2017), a artista decidiu dirigir pela primeira vez. O filme recebeu cinco indicações ao Oscar: melhor filme, atriz (Saoirse Ronan), atriz coadjuvante (Laurie Metcalf), direção e roteiro original. Assim, ela se tornou a quinta mulher a disputar a estatueta como diretora. Atualmente, sete mulheres receberam a nomeação na mesma categoria. A última foi Jane Campion, vencedora por Ataque dos Cães (2022), mas que já havia sido indicada por O Piano (1994).

Em 2019, Greta dirigiu o filme Adoráveis Mulheres, uma adaptação do livro de mesmo nome, com Saoirse Ronan, Emma Watson, Florence Pugh e Meryl Streep no elenco. A obra concorreu a seis prêmios no Oscar, incluindo melhor filme e roteiro adaptado, e acabou levando a estatueta pelo figurino.

Nos últimos anos, a cineasta esteve mergulhado no ambicioso projeto de Barbie, que gerou comoção entre os fãs e uma guerra de combos nos cinemas e outros produtos relacionados à boneca da Mattel. Em entrevista recente, Margot Robbie, protagonista e produtora do longa, comentou ter ficado surpresa de que a empresa tenha permitido que elas fizessem o filme.

Greta também é uma das roteiristas de Branca de Neve e os Sete Anões, live action da Disney com previsão de estreia para 2024 e que terá Rachel Zegler como protagonista. Além disso, a cineasta irá dirigir dois longas da franquia As Crônicas de Nárnia para a Netflix.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Gaúcha Hoje

05:00 - 08:00