Barbie só chega oficialmente aos cinemas nesta quinta-feira (20), mas já podemos dizer que o filme é um sucesso. Nas últimas semanas, a boneca mais famosa do mundo tem pintado o nosso cotidiano de cor-de-rosa, conforme vai lançando parcerias com marcas de roupas, calçados, lanches e tudo o que se pode imaginar. São mais de cem acordos de licenciamento, segundo a Mattel, que detém os direitos do brinquedo.
Acontece que alguns desses acordos são com empresas do mesmo setor, o que resulta em uma disputa por clientes. Os cinemas, por exemplo, começaram a anunciar seus combos com diferentes baldes de pipoca e brindes e, conforme o público ia se dividindo sobre qual era o melhor, passaram a oferecer itens cada vez mais ousados. Nas redes sociais, o movimento ganhou um apelido: rinha de combos.
As redes Cinemark e UCI começaram anunciando kits contendo copos e potes personalizados, com a opção de pipoca doce cor-de-rosa. Já o combo do Cineflix, divulgado logo em seguida, inclui um balde com glitter e um ingresso holográfico colecionável. Enquanto isso, o GNC Cinemas decidiu ousar: anunciou um pote em formato de bolsa.
Outra "rinha" famosa nas redes é entre as lojas de fast-fashion. Marcas como Riachuelo, Zara, Renner, GAP e C&A lançaram coleções-cápsula, em parceria com a Mattel, que incluem camisetas com a logo da boneca e outras peças temáticas, como pijamas, pincéis de maquiagem e itens de cama, mesa e banho.
Como a marca Barbie sempre esteve atrelada à moda, o setor deve ser beneficiado em todas as partes da disputa. Segundo informações do Pinterest, entre seus 460 milhões de usuários mensais, as buscas pelo termo "look temático Barbie" aumentaram 485%, nos últimos 12 meses.
Entre marcas de calçado, também há disputa. A Melissa lançou um tamanco com estética anos 2000 e cores inspiradas no filme live-action. Enquanto isso, a Picadilly anunciou vários modelos parecidos com que são vendidos juntos à boneca.
Paralelamente, algumas marcas estão lançando produtos que não têm licenciamento, mas apostam na tendência pinkcore, que ganhou força com o lançamento do filme e faz uso de cores vibrantes, brilhantes e neon. A rede de fast food Bob's, por exemplo, anunciou recentemente uma linha de sobremesas sem mencionar a Barbie, mas fazendo uso do rosa característico da marca.
Seu concorrente é o Burger King, que também lançou uma linha de lanches e sobremesas temáticas, porém licenciada pela Mattel. O combo inclui um milshake e um donut, além do Pink Burger, que tem molho cor-de-rosa.